CIDADES EM ESTADO DE EMERGÊNCIA GASTAM COM CARNAVAL
Muitas das cidades cearenses que segundo o Governo do Estado teriam decretado situação de emergência devido a estiagem que assola o estado deverão promover mesmo "sem dinheiro" suas festas carnavalescas.
A situação é um tanto contraditória ao considerar que muitas comunidades enfrentam problemas com a falta d'água, perca na safra, morte nos rebanhos, dentre outros problemas. Várias cidades ainda estão com pagamento de funcionários atrasados e impedidos de firmar convênios com a união devido estarem inadiplentes, mas isso não foi o suficiente para que os gestores deixassem de promover as festas carnavalescas que não passam de meras atrações musicias e que não remetem o resgate a cultura popular. Ao todo segundo dados do Governo do Estado do Ceará são 174 cidades em situação de emergência. Dentre as cidades da Zona Norte em estado de emergência estão Acaraú, Alcântaras, Camocim, Carnaubal, Coreaú, Granja, Graça, Groaíras, Hidrolândia, Guaraciaba do Norte,Massapê, Meruoca,Moraújo, Mucambo, Pacujá, Santana do Acaraú, São Benedito, Sobral, Senador Sá dentre outras.
Destas realizaram normalmente festa de carnaval em 2013 as cidades de Acaraú, Alcântaras, Camocim, Granja, Hidrolândia,Massapê, Moraújo e Carnaubal e São Benedito o que nos permite dizer que estaria sobrando dinheiro para solucionar o problema da Seca. Embora o Governo do Estado tenha anunciado a suspensão de repasses a municípios apenas Carnaubal teria anunciado a não realização da festa, mas por motivo de falta de chuvas.
Post. Francisco Freire