PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

FALTA D´ÁGUA EM ALCANTARAS

01 fevereiro, 2013

COMDEC INTERDITA CHAFARIZ PUBLICO PARA GARANTIR ÁGUA AS COMUNIDADES

A falta de água no município de Alcântaras-CE, situado a 285km de Fortaleza tem agravado-se nas últimas semanas. Com cerca de 19 comunidades rurais que necessitam de abastecimento de água feito por caminhões pipa, a sede do municipio tambem começa a sentir na pele os efeitos da estiagem.Há cinco dias a sede de Alcântaras está sem abastecimento de água da Cagece, devido a rede de captação apresentar problemas no bombeamento de água em virtude do baixo volume hídrico do Açude Pinga ( - 10%). Sem água moradores da zona urbana recorrem a poços e chafarizes espalhados pelos bairros da cidade. 

Entretanto com fontes de captação de água limitadas devido o contante abastecimento dos caminhões pipas, que por vezes não cumprem a rota por não conseguirem levar água suficiente, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil - COMDEC solicitou junto a Prefeitura Municipal de Alcântaras a interdição do chafariz publico situado na Rua Roberto Ximenes; dentre os fatores estaria a prioridade de abastecimento dos caminhões pipas, uma vez que o poço estaria credenciado a operação pipa municipal 2012. O anuncio feito hoje pela manhã durante uma reunião extraordinária da coordenadoria frizou que a iniciativa teria como objetivo controlar a saída de água do chafariz, que estaria sendo usado dentre outros fins para o fonecimento de água a obras da construção civil e assim prejudicando o abastecimento de água às comunidades rurais. A COMDEC informou ainda que o outro ponto de captação localizado no Hospital Municipal já estaria "interditado" tambem e que a água seria destinada ao consumo doméstico da sede e zona rural.

No município onde foi decretado desde junho passado Situação de Emergência devido a estiagem, a Operação Pipa do Estado ainda não teve inicio, mesmo depois do Serviço Autonomo de Agua e Esgoto de Sobral - SAAE autorizar o abastecimento de caminhões pipas para atender a demanda hídrica das comunidades rurais de Alcântaras. Diante da situação que a cada dia torna-se mais preocupante, a Coordenadoria resolveu acionar a imprensa local e regional sobre o descaso da Defesa Civil Estadual perante a implantação da operação pipa na cidade. Tambem foi sugerido pelos integrantes da COMDEC denunciar o caso a Ouvidoria Geral do Estado e a Procuradoria da Comarca de Meruoca.
 

Post. Francisco Freire
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
 
Copyright © 2015. Blog Portal Jovem - Alcântaras-Ceará.
Design by Herdiansyah Hamzah. Published by Mais Template.
Creative Commons License