CIDADE É UMA DOS 121 MUNICÍPIOS CEARENSES QUE
NÃO CONSEGUIRAM 'PROVAR' APLICAÇÃO DE RECURSOS
O município de Alcântaras-CE, situado a 285km de Fortaleza está impedido de firmar convênios com o Governo Federal. A cidade integra a lista do 121 municípios cearenses que não conseguiram comprovar algum item na aplicação de recursos.
Sem a devida comprovação a regularidades sobretudo das contribuições previdenciária ao INSS, os municípios estão inadimplentes com a União. A situação é decorrente da maioria dos municípios cearenses não conseguirem realizar o pagamento de contas com recursos próprios. Segundo o Economista Andrei Simonasse apenas a capital cearense consegue manter aproximadamente 10% de suas contas pagas com recursos próprios, nas demais cidades o percentual não chega a 5%, afirmou o professor a Jornal Diário do Nordeste.
Os prefeitos que pedem a autonomia orçamentaria dos municípios ao Governo Federal estão reunidos deste a última segunda-feira,28, com a Presidente Dilma em Brasília -DF. Dentre as ações a serem pautadas no encontro está viabilização de outras iniciativas em Governo Federal e municípios. Dos 121 municípios cearenses 'inadimplentes' com prestação de contas a união estão Alcântaras, Meruoca, Coreaú, Carnaubal, Graça, Granja, Ipú,Ibiapina,Moraújo,Mucambo, Pacujá, Santana do Acaraú, São Benedito, Senador Sá, Tianguá e Viçosa do Ceará todos situados na região Norte do Estado.
Post. Portal Jovem