AÇUDE PINGA COM NÍVEL CRITICO DE ÁGUA
O principal reservatório de água do município de Alcântaras já apresenta um nível crítico de armazenamento de água.
Ponte antes submerssa - Foto Edilson Alcantara |
O Açude Pinga que no inicio deste mês encontrava-se com pouco mais de 25% de sua capacidade normal tem sofrido uma grande queda no volume de água neste ultimo mês. As réguas utilizadas para o monitoramento de água já encontram-se todas fora da água, uma antiga ponte antes submersa já pode ser visualizada no final da bacia da barragem além de já ser possível ver nitidamente a abertura da comporta de esvaziamento do mesmo.
Além disso a famosa "pedra do meio" tida como um dos marcadores populares da quantidade de água do Açude, que em época de cheia fica submersa já pode ser vista totalmente e inclusive chegar até ela sem molhar os pés. Frente a triste e preocupante paisagem do Açude que abastece a sede de Alcântaras e ainda baseando-se nas previsões populares e técnicas até agora divulgadas a ECOS lançou a Campanha SOS Açude Pinga afim de recolher assinaturas através de um abaixo assinado para a implantação temporária de um programa de racionamento de água no município.
A campanha que tanto ocorre virtualmente como por escrito já registra as primeiras assinaturas, mas ainda necessita de dezenas de adeptos para que se alcance a meta de mobilização mínima que é de mil assinaturas. Após recolhido 1% de assinaturas dos moradores de Alcântaras o documento será enviado ao Comitês de Bacias Hidrográfica do Coreaú e Acaraú cujo município está inserido.
Participe! Assine, divulgue e compartilhe esta ação em prol de nossa unica reserva de água...
Post. F.F.C.Filho