PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

IMAGEM DA SEMANA

10 setembro, 2012

   OLHO D'ÁGUA DO CHORADOR   

Debaixo de um enorme paredão de granito, escorrendo entre furnas frias e escuras brota uma das mais bela fontes d'água de Alcântaras. O olho d'água situado na localidade rural do Sitio João Pinto neste município é uma das pouca nascentes que ainda não se esgotaram pela danosa ação do bicho homem. 
Com uma água cristalina e 'gelada' o Chorador é cenário de um grande encontro de pássaros, repteis e insetos que refugiam-se a nascente em busca de água para saciar a sede em épocas quentes e secas do ano. A nascente que em outras épocas matou a sede de dezenas de famílias dos Sitios Prata e Penha, onde a qual os moradores da região dirigiam-se ao local para busca água para o consumo humano e animal, como em 1983, ainda resiste e continua a servir outros seres da natureza. 

O motivo para o não esgotamento da fonte segundo moradores da localidade deve-se  a localização e altitude do olho d'água cercado de rochas, tal formação impede a destruição da mata em tono da fonte, onde é possível encontrar planta como imburana, maçaranduba, marmeleiro dentre outras espécies nativas da serra.

Sobre a denominação Chorador pouco se sabe a respeito do nome, entretanto acredita-se derivar da rica fonte d'água que surge por baixo do enorme paredão de pedras e/ou provavelmente a alguma lenda de som que eram ouvido da escuridão das furnas.

Post. F.F.C.Filho



Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
 
Copyright © 2015. Blog Portal Jovem - Alcântaras-Ceará.
Design by Herdiansyah Hamzah. Published by Mais Template.
Creative Commons License