ALUNOS DO COLÉGIO INOCÊNCIA REALIZAM PESQUISA
SOBRE GERENCIAMENTO DO LIXO EM ALCÂNTARAS- CEARÁ
A
Escola Municipal Inocência Alcântara Freire, esteve realizando através das
turmas de 7º ano uma pesquisa sobre o
gerenciamento de resíduos sólidos em Alcântaras -Ceará. Os alunos que realizam
a atividade para a apresentação de um seminário na disciplina de língua
portuguesa ministrada pela professora Zenaide, há duas semanas realizam a
coleta de dados, fotografias além de uma pequena pesquisa sobre os serviços de
varrição, coleta, separação, tratamento e deposição final do lixo produzido na
cidade
Para isso alunos de duas turmas da
referida escola compareceram a Secretaria do Desenvolvimento Agrário e Meio
Ambiente de Alcântaras para melhor se inteirarem sobre este processo. As
visitas que ocorreram nos dias 28 e 31 de agosto respectivamente buscaram
identificar o número de funcionários que trabalham diretamente no serviço de
limpeza publica, carga horária diária destes servidores, a rota de coleta,
projetos voltados para a gestão de resíduos sólidos além de outras informações.
Os estudantes também estiveram
visitando durante a tarde do dia 28 e manhã do dia 29 o lixão do município
localizado no Sitio Doutor, distante a 5km da sede. Neste momento foram respondidas novos questionamentos a
respeito da condição de deposição final, risco para a saúde publica,
proliferação de pragas e contaminação do meio ambiente além das alternativas
para o fechamento do lixão a ser adotadas por Alcântaras até o ano de 2014
(data limite para as mais de 5mil cidades brasileiras estarem cadastradas à
aterros sanitários municipais ou regionais).
Esta ação desenvolvida pela escola
constitui uma de três atividades voltadas ao conhecimento e preocupação dos
alunos dos sétimos anos nas áreas de saneamento básico, gestão de resíduos
sólidos e abastecimento de água do município que estão sendo trabalhados como
conteúdo programático da disciplina de português na referida escola. Segundo a
professora responsável pelas turmas, o envolvimento dos alunos na tarefa foi
bastante visível e dinâmico, visto que as aulas partiram da teoria para a
pratica possibilitando uma maior compreensão dos temas abordados. O Seminário
que ocorrerá como forma avaliativa das atividades praticadas discorrerá sobre
os temas pesquisados através de apresentação por equipes.
A iniciativa da Escola Inocência representa
uma pequena parcela do atual modelo de ensino publico brasileiro, onde
pouquíssimas são as vezes que os estudantes tem a oportunidade de aprender fora
da sala de aula e literalmente de maneira pratica. A ação além de motivadora, é
um incentivo ao conhecimento da realidade ambiental do município, visto que
tais assuntos dificilmente constituem o conteúdo programático das várias
disciplinas escolares que na maioria das vezes estão voltadas a aprendizagem
puramente teórica, não permitindo assim o conhecimento multidisciplinar de
questões consideradas de grande importância para ensino aprendizagem e a formação cidadã de
nossas crianças.
Fonte: blog da ECOS