Tem muito político por aí decepcionando eleitor consciente e crítico e nem está percebendo!
A maioria dos políticos são bem contraditórios e muitos frequentemente mudam de postura a cada eleição, seja através de variados partidos, seja através de formas de fazer campanhas!
O que quero dizer é que estou percebendo que alguns candidatos em eleições passadas possuíam propostas magníficas, alguns com propostas até mesmo registradas em cartório, mas hoje não é o que vejo, parece que esqueceram que as eleições tem como um dos objetivos apresentar aos cidadãos propostas para o município. Cadê os panfletinhos com os planos de governo, se eleitos forem, dos candidatos? A política só está sendo de movimentos, carreatas, blá blá blá e brigas politiqueiras, nem mesmo ideologias partidárias são apresentadas para a população. Como, então, os eleitores conscientes vão escolher seus candidatos? Qual o critério usar? Como escolher assim, sem uma base ideológica? Me desculpem, mas me inquieto com isso!
Em eleições passadas ouvi muito uma música que faziam os cidadãos refletirem sobre o voto, dizendo ela que o voto não tem preço, tem consequencia. Mas hoje percebo que as músicas que rolam são canções que pedem para as pessoas pularem de lado, pedem para pular, mas pedem sem fundamento. Quer dizer, até fundamento tem, mas é tão superficial, tão vazio que não chega a contribuir com um bom funcionamento da conscientização política. A música que rolava nas eleições passadas aqui em Alcântaras, falando da consequencia do voto era uma música bem elaborada, bem fundamentada, é até usada pelo Movimento Contra a Corrupção Eleitoral (MCCE), mas pergunto: porque a postura mudou? A conscientização não é mais o foco? Somente a busca do voto visando a vitória a qualquer custo é o objetivo agora?
Tá na hora dos candidatos buscarem uma forma mais interessante de fazer política! Tá na hora dos eleitores serem mais exigentes na hora de escolher seus votos, não cair nas simples conversas fiadas que são proferidas em cima de palanques e em horário eleitoral na rádio! Vamos pesquisar a vida dos candidatos, o que eles fizeram no passado em outros municípios, se possuem empresas envolvidas em algum escândalo, se já foram acusados de algum fato ilícito! Os cidadãos não podem dizer amém a tudo que os políticos dizem não! Pois o poder vem do povo, e não dos "caras"! Estejam atentos!
Texto: Douglas Alcântara