APÓS MANIFESTANTES ASSINAREM ABAIXO ASSINADO NO CHÃO FORAM IMPEDIDO DE ENTRAR NAS DEPENDÊNCIAS DA RÁDIO COMUNITÁRIA DA CIDADE
Manifestação das famílias cadastradas para a seleção das casas |
O Conselho Municipal de Habitação que enviou na manhã da ultima quinta-feira,09, um oficio de convocação para todos os nove Legisladores para a prestação de esclarecimentos sobre o não envio do documento para votação, foi surpreendido quando chegou a sede da Câmara Municipal que estava de portas fechadas. Além disso dos nove Vereadores convocados apenas três atenderam ao chamado sendo eles: Manoel Albuquerque, Cleuvilândia Menezes e Reges Barros que pediram desculpas aos presentes e lamentaram pelo acontecido.
A Câmara que funciona normalmente das 7:30 a 13:30 permaneceu fechada durante todo o manifesto. A Secretária executiva da casa não atendeu nenhuma das ligações feitas e os manifestantes tiveram que assinar um abaixo assinado no chão o que caracterizou-se como total desrespeito aos anseios do povo alcantarense.
Posteriormente os manifestantes que seguiram pacificamente em caminhada e com os gritos de guerra: Eu quero uma casa. Aprovem o Projeto Senhores Vereadores; Olê Olâ eu quero uma casa, uma casa pra morar... rumo a sede da Rádio Comunitária Bela Vista FM foram impedidos de entrar na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais - STTR( Local onde fica o Studio da emissora) e taxados como invasores.
Diante da manifestação uma das funcionárias do STTR "bateu o portão na cara dos manifestantes" dizendo que lá eles não poderiam entrar. Os manifestantes rebateram a provocação dizendo que o ambiente era publico, e ela voltou a mencionar que só quem era sócio e "pagava" poderia entrar na repartição. Insastifeitos os manifestantes responderam com vaias e gritos " isso é um desrespeito... a rádio que se diz ter o lema : a vez das comunidades, a voz dos trabalhadores fechou as portas para a gente.
Em seguida o locutor Alexandro Albuquerque que fazia seu programa matinal no momento, saiu para prestar esclarecimentos em nome do Diretor da emissora e disse:" Eu até apoio esta iniciativa, mas não posso permitir nem ceder espaço no meu programa sem a prévia autorização e conhecimento do Diretor da Emissora". Os manifestantes voltaram a defender que a rádio era comunitária e que deveria ser aberta ao publico, mas de nada adiantou.
Um cinegrafista da TV Verdes Mares, fotógrafos, locutores além de alguns blogueiros e curiosos de Alcântaras acompanharam toda a movimentação que segundo os articuladores deverá continuar. Já no final da manhã após representantes do Conselho Municipal de Habitação em companhia do Advogado Dr. Arnaldo visitarem a sede da rádio na tentativa de solicitar novamente espaço para o pronunciamento do conselho, o Diretor da Rádio Bela Vista FM por meio de ligação telefônica cedeu o intervalo de aproximadamente 20 minutos na manhã de Segunda-Feira,13 de agosto de 2012 durante o Programa Sucessos da manhã para o Conselheiros fazerem uso da palavra.
Até o final desta edição a Câmara Municipal não havia justificado por qual motivo não houve expediente no período matutino durante esta sexta-feira,10. A matéria virou alvo de criticas e noticias em várias rádios de Sobral.
OUTRAS IMAGENS DO MANIFESTO:
OUTRAS IMAGENS DO MANIFESTO:
Post. Francisco Freire
Imagem: Alcides Mota