PARA RECEBER REPASSES DO GOVERNO FEDERAL MUNICÍPIOS DEVERÃO APRESENTAR SEUS PLANOS MUNICIPAIS DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS - PMGRS
Desde a última quinta-feira
(02 de agosto), os municípios que solicitarem repasses do governo federal para
dar um destino adequado ao lixo terão que cumprir uma nova exigência.
Até 2014 todos os
lixões do país deverão ser eliminados, entretanto para facilitar este processo.
os municípios deverão ter o Plano de Gestão de Resíduo Sólidos, que inclui o
processo de reciclagem.
Até o inicio do mês,
cidades que mesmo não tendo o plano podiam contar com o dinheiro do governo
federal para gerenciar suas coletas. Entretanto “A partir de agosto de 2012
todos os municípios deverão apresentar seus planos para estarem solicitando
recursos. Após dois anos cedidos para a elaboração dos planos municipais menos
de 10% das cidades brasileiras apresentaram o documento, o que representa 488
municípios das mais de 5.000 cidades de todo o pais. Atualmente cerca de 40% de
todo o lixo produzido no pais é descartado de forma incorreta.
Segundo o Governo
Federal o custo estimado para substituir os lixões por aterros sanitários é de
quase R$ 11 bilhões, dinheiro que está garantido, mas que enfrenta dificuldades
de administração dos municípios com carência de gerenciamento técnico. Para resolver o problema diversas cidades do
pais como por exemplo os municípios cearenses estão se unindo para formarem e
gerenciarem seus próprios consórcios intermunicipais. Somente na região Norte
cerca de pelo menos 3 consórcios intermunicipais estão sendo formados para tentar
abolir os lixões da região ate 2014.
Post.Francisco Freire
