PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

DECISÃO JUDICIAL N° 06/2012: O TOQUE DE RECOLHER

18 junho, 2012

QUESTÃO QUE ENVOLVE O DIREITO DO MENOR!

Em todo o Brasil esse tipo de descisão tem gerado grandes polêmicas. Por outro lado tem trazido alguns resultados satisfatórios.

A Decisão determina o horário limite do trânsito de menores desacompanhados de pais/responsáveis nas Ruas e Logradouros das cidades de Alcãntaras e Meruoca que é até as 21:00. É uma decisão polêmica, mas estar sendo adotada por várias cidades do país. Esse tipo de medida é tutelado pelo Estatuo da Criança e do Adolescente (art.148), porém muitas críticas existem em torno desse tipo de decisão por todo o Brasil.

Casos de violência e atendimentos do conselho tutelar diminuíram em 29 de 30 cidades do Estado de São Paulo que adotaram o toque de recolher, revela levantamento realizado pelo jornal Folha de S. Paulo.

Nas cidades em que foi implementada, há variações sobre os horários de restrição, as faixas etárias e o tipo de punição adotado para quem desrespeitar as medidas. A imposição do toque de recolher também tem origens diferentes: alguns foram determinados por ordens judiciais, outros pela prefeitura e há casos em que a própria Polícia Militar decidiu adotar a medida.

O toque de recolher pode inicialmente resultar numa diminuição dos casos de violência e outros problemas que surgem por meio dos adolescente. Porém, como envolve uma imposição de regras, não ajuda no desenvolvimento de uma moral autônoma nas crianças e adolescentes, e não ataca o problema da violência em suas raízes.

A professora Maria Suzana Menin fala sobre o desenvolvimento moral de crianças e adolescentes e defende uma pedagogia que tenha o diálogo como método, possibilitando que eles pensem nas leis e nas regras às quais eles são submetidos. “Eu acho que uma pedagogia que trabalhe com o diálogo, com a descentração, com a cooperação, pode prevenir uma posição contrária à necessidade das leis, como também pode auxiliar a compreensão, do ponto de vista da formação moral, de por que algumas crianças e adolescentes se tornam infratores”, diz Menin.

Um internauta chamado Saulo, diz que: Num olhar apressado, a medida pode ser compreendida como a tão esperada saída para a situação de violência que já se incorporou ao cotidiano de todos nós. Mas basta deter-se um pouco para se perceber que este é um resultado produzido em situação artificial, pois as ações que favoreceram o seu surgimento não levam em conta as raízes da violência. Proibir que as pessoas circulem pelos espaços públicos não é medida de enfrentamento às causas da violência, não é mesmo? Este é um resultado produzido sob pressão. É saudável que as famílias, valendo-se do respeito e do diálogo entre seus membros, definam os cuidados adequados à sua proteção e desenvolvimento. Mas alguém dirá: as famílias estão perdidas. Sim, muitas estão. Que tal então incluir nas políticas públicas ações que contribuam para o seu fortalecimento?

Então fica a pergunta: Será que o toque de recolher resolve os problema sociais?

Postagem: Douglas Alcântara
Informações: www.viablog.org.br
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
 
Copyright © 2015. Blog Portal Jovem - Alcântaras-Ceará.
Design by Herdiansyah Hamzah. Published by Mais Template.
Creative Commons License