REDE SOCIAL APOSTA EM BRASILEIROS E INDIANOS PARA CRESCER
Usuários na Índia, Estados Unidos e Brasil representam as principais
fontes de nosso crescimento", informou nesta semana a companhia em
comunicado enviado à Securities and Exchange Comission (SEC), órgão
regulador do mercado mobiliárioamericano.
Com sua oferta pública de ações (IPO, na sigla em inglês), que
levantou mais de US$ 16 bilhões (R$ 31,9 bilhões) nesta sexta-feira, o
Facebook pretende concentrar investimentos nos três países em que o site
de rede social tem registrado altas taxas de crescimento.
Ritmo acelerado
Juntos, Brasil e Índia contabilizam,
aproximadamente, 90 milhões de usuários na rede social, ou 10% da base
total de 901 milhões, segundo dados disponíveis até março de 2012.
Em maio deste ano, de acordo com a consultoria
socialbakers, o Brasil ultrapassou a Índia em números de usuários, com,
respectivamente, 47 milhões perfis conectados à rede social contra 45,8
milhões do país asiático.
Os dois países também têm crescido a um ritmo muito mais acelerado do que o verificado nos Estados Unidos.
Nos últimos três meses, o número de perfis
ativos no Facebook cresceu 24,02% no Brasil e 5,35% na Índia, contra
apenas 1,06% nos EUA.
"Depois dos EUA, que é um mercado mais maduro,
Brasil e Índia são países atrativos porque geram maiores ganhos de
escala pelo tamanho de suas populações", afirmou à BBC Brasil Marcelo
Tripoli, fundador e CEO da consultoria iThink.
"Além disso, cada vez mais pessoas nesses dois
países usam os dispositivos móveis, como celulares e tablets, para
acessar seus perfis na rede social", acrescentou.
Estudos indicam que aproximadamente 55% de todos os usuários do Facebook acessam a rede social via dispositivos móveis.
Mercado brasileiro
O mercado brasileiro tem sido visto com
considerável otimismo pela rede social. No ano passado, segundo um
relatório da consultoria americana comScore, o Facebook ultrapassou,
pela primeira vez, o Orkut, do Google, como o site de rede social mais
acessado do país.
O estudo revela que, em dezembro de 2011, o
Facebook registrou 36,1 milhões de visitantes únicos, um aumento de 192%
nos 12 meses imediatamente anteriores.
Já o Orkut fechou o mês com 34,4 milhões de visitantes únicos, um crescimento de apenas 5% na mesma base de comparação.
Também cresceu o tempo de permanência do usuário no site fundado por Mark Zuckerberg.
Em dezembro, cada usuário gastava uma média de
4,8 horas mensais no site, contra 37 minutos em 2010, um aumento de
667%, informou a pesquisa.
Além disso, segundo Tripoli, pesam a favor do
Brasil fatores culturais, que acabariam por aumentar o interesse da
companhia no mercado local.
"Os brasileiros gostam de compartilhar
informações e não são tão críticos quanto os americanos e europeus em
relação ao que é disponibilizado na rede", afirmou.
Post. Portal Jovem
