CISTERNAS SÃO CONSTRUÍDAS EM ZONA RURAL DO MUNICÍPIO
Em Alcântaras-Ce muitas comunidades rurais estão sendo beneficiadas com a construção de cisternas de placa. A ação faz parte do programa nacional P1MC ( Programa Um milhão de Cisternas) que está sendo desenvolvido em toda região semiárida do Brasil pelo Governo Federal.
No Ceará a construção é gerenciada pela ASA - Articulação no Semiárido Brasileiro em conjunto com instituições Não Governamentais da Sociedade Civil. Na Zona Norte as atividades de monitoramento, seleção de comunidades e construção são operacionalizadas pelo Ceat - Cento de Estudos de Apoio ao Trabalhador em conjuntos com Associações Comunitárias, Comitê Territorial de Sobral, Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e Fórum do Semiárido.
No município Serrano de Alcântaras a pelo menos dois anos várias comunidades que geograficamente apresentam escassez de água têm sido contempladas com a construção de cisternas de placas e calcadão como é o caso de Flores, São Luíz, São Bernardo, São Bento, Belém, Bom Jesus e Sitio Penha. Esta última localidade já recebe as primeiras cisternas que irão garantir o armazenamento de 16.000litros de água nos próximos invernos.
Os 'depósitos de água' são construídos com o objetivo de amenizar o efeito da estiagem que estes municípios enfrentam sobretudo entre os meses de julho a dezembro, garantindo a muitas famílias um bom volume de água para a utilização de atividades domésticas nestes quase 6 meses de verão.Em 2012 serão investidos em todo o Estado o equivalente a 53 mil novas cisternas e 1.500 sistemas simplificados de abastecimento de água antecipando as metas do programa Água Para Todos prevista pra 2013. Segundo a ASA até 15 de fevereiro deste ano já haviam sido construídas em todo o Nordeste cerca de 376.545 cisternas através do P1MC.
Post.F.F.C.Filho
