PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PLUVIOMETRIA - CHUVAS DIMINUEM NO CEARÁ

09 março, 2012


DEVIDO AFASTAMENTO DE ZONA DE CONVERGÊNCIA  OCORREU UMA REDUÇÃO DE CHUVAS NO ULTIMOS SETE DIAS

Do Jornal Diário do Nordeste

Iguatu O Ceará enfrenta um veranico, que é caracterizado pela redução das chuvas. Nos últimos sete dias, as precipitações têm sido localizadas e de menor intensidade. Uma das principais causas é o afastamento da Zona de Convergência Intertropical, principal sistema atmosférico e de influência durante a quadra invernosa (fevereiro a maio), para a região Norte.


Ontem, choveu em 38 Municípios, mas a maioria da pluviometria ficou abaixo de 15 milímetros. As maiores precipitações foram registradas no Centro-Sul. Em Acopiara choveu 50mm; Cariús, 30mm; Aiuaba, 29mm; Jucás, 20mm; Iguatu e Ipaumirim, 18mm. A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) previu para a madrugada de hoje (sexta-feira) ocorrência de chuva no Litoral Norte e região dos Inhamuns.



O meteorologista da Funceme, Bruno Rodrigues, explicou que o quadro atual permanece com possibilidade de chuvas isoladas e variadas no Estado. A Zona de Convergência Intertropical, que possibilita a ocorrência de chuvas no Ceará, deslocou-se para o Pará, na Região Norte. "Há uma tendência de declinação desse sistema para o Piauí e depois para o Ceará, mas é um processo lento de três a quatro dias e depende da influência dos ventos", esclareceu. "O próximo fim de semana pode ser com chuva em várias regiões".



Segundo dados da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), atualmente, são sete reservatórios que acumulam mais de 90% do volume. Até o início desta semana eram três. Caiu de 30 para 16 o número de barragens com índice menor de 30% da capacidade de acúmulo de água. Mesmo com chuvas localizadas, houve aumento no volume de alguns reservatórios.



Os açudes que acumulam mais de 90% da capacidade são: Gavião, em Pacatuba; Trussu, em Iguatu; Muquém em Cariús; Quixeramobim, no Município de mesmo nome; Ubaldinho, em Cedro; Tijuquinha, em Baturité (que foi o primeiro a sangrar neste ano); e Rosário, em Lavras da Mangabeira.

EM ALCANTARAS

Neste municipio, situado na Região Norte do Estado a última precipitação registrada ocorre na tarde da última Quarta-feira (07 de março) sendo de forma rápida, sendo em consequência apenas de uma passagem de nuvens .Em todo mês de março a maior precipitação do municipio foi registrado no dia 1º onde choveu cerca de  23,0mm. Durante os três primeiros meses deste ano choveu em todo o municipio o equivalente a 213,4mm, sendo as maiores chuvas concentradas em Fevereiro.


Postagem: Francisco Freire
Com informações da Fuceme
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
 
Copyright © 2015. Blog Portal Jovem - Alcântaras-Ceará.
Design by Herdiansyah Hamzah. Published by Mais Template.
Creative Commons License