O transporte Escolar de Alcântaras feito pelos micro-ônibus amarelos se mostram bastante eficientes e melhoram a qualidade desse serviço em nosso município.
Os micro-ônibus amarelos escolares e o ônibus grande também escolar estão sendo muito bem utilizados pela Prefeitura Municipal. Há um transportando as crianças da Sede para as escolas localizadas na própria cidade. E os outros estão transpostando alunos das localidades do Silva, Prata, Bom Fim, Espírito Santo e demais locais que sempre precisam, trazendo para as Ecolas da Sede! Vale ressalar que os motoristas são de ótima qualidade e bem experientes, deixando ainda mais esse serviço com qualidade!
Esses veículos foram adquiridos pelo programa Caminhos da Escola do Governo Federal. O programa foi criado em 2007 com o objetivo de
renovar a frota de veículos escolares, garantir segurança e qualidade ao
transporte dos estudantes e contribuir para a redução da evasão
escolar, ampliando, por meio do transporte diário, o acesso e a
permanência na escola dos estudantes matriculados na educação básica da
zona rural das redes estaduais e municipais. O programa também visa à
padronização dos veículos de transporte escolar, à redução dos preços
dos veículos e ao aumento da transparência nessas aquisições.
Algumas prefeitura utilizam esses veículos irregularmente, mas não é o caso de Alcãntaras. Os micro-ônibus são cedidos pela Secretaria da Educação do Ceará
(Seduc) às prefeituras para transporte de estudantes dentro dos limites
dos municípios. O veículo pode deixar o município “desde que comunique
previamente à Seduc e tenha autorização”, explica Giovanna Adjafre,
secretária de controle de externo do TCE. Ocorre em outros locais o transporte de pacientes, condução de candidatos a concurso público e deslocamento de atletas, sendo veiculadamente proibido.
Portanto parabéns a Administraçao Pública Municipal pela correta utilização desse transporte específico em Alcântaras! Quem ganha, com certeza, é todo o nosso Município!
Mas atenção aos outros transportes escolares de Alcântaras, que precisam melhorar e muito! Com Motoristas capacitados e veículos estruturados e nao lotados!
Texto: Douglas Alcântara
