EM ALCANTARAS RIACHO PAU FERRADO RECEBE ESGOTO RESIDENCIAL
Tubulação de esgoto residencial sob o riacho |
Para confirmar a informação nossa equipe esteve no local e constatou que a informação é verídica. O Riacho Pau Ferrado, trata-se de um dos mais importantes cursos d'agua de Alcântaras sendo citado no histórico da cidade narrado por Juvenal Ferreira.
O Riacho que tem sua nascente no sopé da serra do Sitio de mesmo nome. Em décadas atrás possuía uma forte correnteza de água, entretanto devido o descuido dos proprietários de terras por onde passa o leito deste, aos poucos o curso do mesmo foi reduzido e sofrendo e assoreamento das margens, fato que culminou na intermitência da corrente de água, que tornou-se mais superficial apenas durante o inverno. Outro fator que possivelmente teria afetado na conservação da mata ciliar deste recurso natural estaria ligada a urbanização em torno de suas margens ocorrido ao longo dos últimos 20 anos.
Atualmente o que constata-se é uma situação alarmante, quando observado o descaso pela qual este recurso natural vem sofrendo, além receber a água oriunda das lagoas de estabilização da Cagece, da estação de tratamento de esgoto de Alcãntaras, o riacho também tem recebido diretamente os dejetos de esgotos domiciliares, o que vêm ocasionando um alto nível de poluição que põe em risco também a saúde publica.
As imagens revelaram que a tubulação de esgotamento sanitário de algumas residências desemboca diretamente no canal, sendo possível observar visivelmente os dejetos lançados, uma situação que ocorre há anos, mas somente foi percebida devido a realização de obras de uma ponte construída sobre o Riacho, que provocou a retirada do muro que anteriormente impedia visualizar a tubulação.
Em contato feito por nossa equipe a Secretaria de Meio Ambiente do Municipio, fomos informados que a denuncia deveria ser apresentada por escrito junto ao Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente que irá tomar as providências cabíveis, o que deverá ser feito pela ECOS, que integra o COMDEMA e que acatou a nossa solicitação.
Faça sua parte, Denuncie !
Poluição de recursos hídricos é crime. Ligue (88) 3640.1085
postagem: blog Portal Jovem