PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

IMAGEM DA SEMANA

12 dezembro, 2011

   FEIRA DA AGRICULTURA FAMILIAR EM SOBRAL  

No último sábado,10, ocorreu em Sobral-Ceará a Feira da Agricultura Familiar que encerrou o Projeto "Semeando Esperanças, Colhendo Sonhos" realizado pelo Centro de  Capacitação e Assessoria Técnica - CAPACIT nos 17 municípios que compõe o Território da Cidadania de Sobral, dentre eles Alcântaras.

O Projeto que traçou como metas: Qualificar e Promover o acesso ao crédito Pronaf B; Diagnosticar as causas da inadimplência; Assessorar e capacitar grupos de Mulheres Trabalhadoras Rurais, Apoiar a comercialização de Produtos e Qualificar as ações de ATER, obteve como resultados a  diminuição do índice de inadimplência aos agricultores que acessaram o Pronaf B, capacitou 200 mulheres em cursos de capacitação específica como criação de galinhas caipiras, beneficiamento de frutas,artesanato em palha e pintura em tecido, além de formar 08 grupos de mulheres produzindo e comercializando seus produtos para o mercado local.

Em Alcântaras grande parte deste trabalho foi realizado  com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores  Rurais que contibuiu de forma significativa para o sucesso do diagnóstico e execução do projeto, a Secretária do Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente também esteve auxiliando e inclusive indicou a Associação de Novo Algodões para ser acompanhadas pela CAPACIT. O resultado foi muito positivo, neste municipio 50 agricultores que acessaram o Pronaf, tiveram a oportunidade de renegociar sua inadimplência junto ao Banco do Nordeste, além de fortalecer as práticas comerciais de produtos da Agricultura Familiar com a participação de feirantes de nossa terra, como a Sra. Ana Silva, que esteve vendendo seus produtos na Feira promovida no último sábado na Praça de Cuba em Sobral.

A CAPACIT, conseguiu realizar este trabalho devido a regionalização de sua área em micro-regiões dentro do território de Sobral sendo formada 06 micros, sendo a MICRO I - composta pelos municipios de Cariré,Varjota e Reriutaba, MICRO II -Coreaú, Frecheirinha e Moraújo, MICRO III - Graça, Pacujá e Mucambo, MICRO IV - Forquilha, Groaíras e Sobral, MICRO V - Massapê, Santana do Acaraú, Senador Sá e MICRO VI - Alcântaras e Meruoca. Segundo o Centro de Capacitação e Assessoria Técnica 68% dos agricultores receberam assessoria técnica do projeto, aumentaram as chances de continuar na atividade produtiva já desenvolvida, e 70% dos agricultores antes inadimplentes, tornaram-se adimplentes junto aos financiadores.

Este trabalho revelou a importância das Organizações Não Governamentais junto ao desenvolvimento da Região, assim como a CAPACIT, outras organizações como a Fundação CIS, Instituto Carnaúba e a ECOS vêem desenvolvendo atividades em Alcântaras, em busca de melhorias na qualidade de vida do homem do campo e prezando a sustentabilidade.






Texto: F.F.C.Filho
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
 
Copyright © 2015. Blog Portal Jovem - Alcântaras-Ceará.
Design by Herdiansyah Hamzah. Published by Mais Template.
Creative Commons License