PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SAÚDE PUBLICA EM ESTADO DE ALERTA NO CEARÁ

27 novembro, 2011

ONZE CASOS DE GRIPE SUINA SÃO CONFIRMADOS NO CEARÁE OUTROS 70
ESTÃO SOB INVESTIGAÇAO NO MUNICIPIO DE PEDRA BRANCA

Do jornal Diário do Nordeste

Onze casos de gripe A (H1N1) - a gripe suína - foram confirmados e 70 notificados em menos de uma semana. A cidade de Pedra Branca, na região Centro do Estado, distante 262 Km de Fortaleza, está enfrentando um surto da doença, provocada pelo vírus Influenza A. Segundo a secretária de Saúde do Município, Tânia Parente, os casos surgiram no início da semana, em alunos da Escola Estadual Profissionalizante Antônio Rodrigues de Oliveira.

A secretária informou que retornava de uma reunião na Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) para Pedra Branca. Além da adoção de medidas de emergência, levava o medicamento Tamiflu, usado no tratamento da gripe, para os doentes. Apesar de 100% da população ter sido vacinada contra o Influenza, será feita uma nova imunização.

A vacina foi solicitada ao Ministério da Saúde. Não existe estoque no Ceará. Tânia disse ainda que a equipe do médico infectologista do Estado, Anastácio Queiroz, visitou Pedra Branca e constatou preliminarmente tratar-se de casos considerados menos graves da gripe.

Mesmo com a paralisação das aulas na Escola Profissionalizante e com o reforço no atendimento do Hospital Municipal São Sebastião, a população está em pânico. De acordo com o gerente das Farmácias Progresso, Helder Inácio da Silva, o estoque de máscaras existentes nas sete farmácias da cidade acabou na manhã deste sábado.

A procura aumentou quando os casos foram confirmados. Pelos cálculos dele, foram vendidas 200 unidades. Além de o número de protetores de respiração ser insuficiente, eles têm poder de isolamento de pouco mais de duas horas.

Em 26 de junho de 2009, o Diário do Nordeste divulgou o primeiro caso de gripe suína no Ceará. A paciente era uma jovem de 22 anos que chegou de viagem de Nova York, nos Estados Unidos, no dia 18 daquele mês, com os sintomas da doença. Já no Interior do Estado, Quixadá foi a primeira cidade. A confirmação ocorreu no fim do mesmo mês. O paciente era um homem de 31 anos, que teria contraído o vírus em uma viagem a Brasília.

A primeira morte no Estado provocada pela doença foi de uma mulher de 29 anos. Ela morava em Fortaleza, onde contraiu o vírus.

Conforme dados do Ministério da Saúde, o Ceará foi o oitavo estado nordestino a confirmar casos da gripe. A Bahia foi o primeiro, com a confirmação de cinco casos.

Postagem: blog Portal Jovem
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
 
Copyright © 2015. Blog Portal Jovem - Alcântaras-Ceará.
Design by Herdiansyah Hamzah. Published by Mais Template.
Creative Commons License