RECICLAGEM EM ALCÂNTARAS - CEARÁ
Nos últimos anos, embora ainda em pequena escala, iniciativas que valorizam a reciclagem tem ganhado destaque em Alcântaras -Ceará. A cidade de quase 11 mil habitantes produz em média 2,5 Toneladas de lixo diariamente. Resíduo sólido que após recolhido é direcionado diretamente a um lixão a céu aberto situado na zona rural. Entretanto desde 2009 iniciativas isoladas tem dado um novo destino em parte esse "lixo".
Estrutura de arvore de natal sendo revestida de garrafa pet |
Iniciado de forma independente por um grupo de catadores, parte do resíduo sólido de Alcântaras começou a ser separado da matéria orgânica; materiais como papel,papelão, metal, alumínio e principalmente o plástico tornaram-se alvos de interesse desde grupo que até o inicio deste ano evitou que uma grande quantidade de materiais poluentes se amontoasse no lixão do Sitio Doutor, encaminhando-o para empresas recicladoras no Ceará.
Outras alternativas que buscaram minimizar a poluição causada principalmente por garrafas pet em Alcântaras tiveram êxito através de oficinas de reciclagem promovidas na cidade através do Projeto Alcriartes, Biblioteca Municipal, Cagece, ECOS e ultimamente pela Secretaria do Trabalho e Assistência Social de Alcântaras que na última semana esteve realizando capacitação com alunos e monitores dos Programas PETI e Projovem, além de outros convidados.
O resultado de ações como estas demonstraram de forma visível e clara como podemos transformar o lixo em arte e ao mesmo tempo trabalhar a questão ambiental.Todas estas iniciativas mesmo ocorrendo de forma limitada desempenharam ou desempenham importante papel educativo e de conscientização ambiental em Alcântaras.Podemos citar como exemplo, o projeto reciclocidades ministrado pela cagece, Projeto Reciclar desenvolvido pela ECOS, Oficinas com crianças e Idosos na Biblioteca Municipal e uma grande novidade: a ornamentação natalina de praças com artigos confeccionados com material pet, um fato marcante em nossa cidade, que com certeza merece ser destacado e receber nossos parabéns.
Vale ressaltar que recentemente alem de organizações ambientais que atuam no município, a educação ambiental vêm sendo bastante trabalhado em escolas, grupos, associações e projetos do governo municipal e sociedade civil.
Texto: F.F.C.Filho