DEPOIS DE ACARAÚ O DRAMA COMO ESTUDANTES OCORRE EM BOA VIAJEM-CE
Click para ver a fonte da imagem |
Após o trágico acidente envolvendo universitários de Acaraú-CE, o drama do descaso com o transporte escolar repete-se em Boa Viagem- no Sertão Central cearense. Desta vez um estudante de 12 anos veio a óbito após cair do caminhão pau-de-arara que o transportava até a escola. Leia a reportagem:
O estudante Adalberto Xavier Félix, 12, morreu no início da tarde desta quinta-feira (15), após cair de um caminhão “pau de arara” que servia como veículo de transporte escolar em Boa Viagem, no Sertão Central. O garoto foi encaminhado ao Hospital Municipal mas já chegou sem vida, uma hora após a queda.
Em depoimento, o motorista Ânderson Luiz Santos da Silva disse ao delegado Joanildo Leonardo que o estudante sentou na grade da carroceria, que cedeu e ele não teve como se segurar. O titular da delegacia Municipal de Boa Viagem disse que o condutor do veículo está muito transtornado com o acidente.
Adalberto Félix residia no distrito de Pitombeira dos Beneditos e estudava em uma escola localizada no distrito de Águas Belas. A maioria dos alunos de escolas públicas é transportada em caminhões “pau de arara”. Isso ocorre principalmente na zona rural devido às condições precárias das estradas, quase todas carroçáveis. Os ônibus de transporte escolar atendem basicamente aos estudantes que residem na zona urbana de Boa Viagem.
Esse é o segundo caso de acidente fatal envolvendo transporte escolar no interior do Estado. Na última terça-feira (13), na localidade de Lagoa Vermelha, na zona rural de Jaguaruana, um garoto de cinco anos perdeu a vida depois que a motocicleta pilotada pela mãe dele foi colhida por um ônibus que fazia transporte para a prefeitura daquela cidade.
Infelizmente esta é a realidade pela qual milhares de estudantes passam todos os dias para dirigirem-se até a escola.
Em Alcântaras-Ceará, município situado na Região Norte do Estado a situação não é diferente alunos dos Sítios Alegre, Maia, Cajueiro e adjacências continuam a serem transportados em veículos paus-de-arara, a mesma coisa ocorre no Distrito de Ventura, onde os alunos deslocam-se até a sede em um caminhão Mercedes, totalmente aberto e sem nenhuma segurança, ainda fomos noticiados que os alunos do Sitio Pai João e Sitio Boqueirão utilizam este mesmo tipo de transporte.
Um dos ônibus que realiza o trajeto até Sobral com o universitários pela manhã, desce a Serra da Meruoca sem freios, como afirmou o motorista, a poltrona do condutor está solta e mantem-se amarrada por arames, uma situação caótica que também põe em risco a vida de muitos estudantes.
Com todo este descaso e o crescente números de acidentes envolvendo transporte escola, alunos da rede municipal de ensino de Alcântaras juntamente com a classe universitária realizaram no último sábado ( 10 de setembro de 2011) uma manifestação pelas ruas da cidade exigindo valorização, respeito e qualidade no transporte escolar. Segundo o Presidente da ASSEUP - Associação Alcantarense dos Estudantes de Universidades Publicas, os ônibus que realizam o trajeto da rede municipal encontram-se todos irregulares e, muitos motoristas não possuem autorização para transportar alunos, fato que comprova-se devido a super lotação dos veículos, não identificação e adequação dos mesmos conforme as normas do DENATRAN o que põe em risco a vida dos alunos, comenta Jardel.
Acidentes envolvendo transporte escolar já foi registrado em Alcântaras na década de 90, quando o Aluno Fernando Barbosa, caiu de um veículo pau -de -arara ao ser transportado do sitio Tope para a sede do município, na época o aluno cursava a 4ª série no Colégio Francisco de Almeida Monte (estadual) e teve seu semestre comprometido devido a gravidade do acidente, por sorte Fernandinho como é conhecido popularmente conseguiu-se recuperar e leva uma vida normal. Mas nem todos tem a mesma sorte, então questionamos porque o movimento estudantil em Alcântaras foi taxado como politicagem ?
Ressaltamos ainda que é direito de qualquer cidadão aliar-se a causa independente de suas ideologias, o movimento é aberto a toda a comunidade sem distinção desde que lutem e defendam nossa bandeira: DIGNIDADE
Faça parte da comunidade:
TODOS CONTRA O SUCATÃO E ABRA UMA ENQUETE OU FÓRUM.
Postagem: blog Portal Jovem