A MAIOR CHUVA DE FEVEREIRO NO MUNICIPIO FOI REGISTRADA HOJE
Neste último Domingo,27, uma forte e intensa chuva banhou Alcântaras, no interior do Ceará por cerca de seis horas seguidas.As precipitações que vêem ocorrendo no último mês quase que diariamente no municipio têm tornado os dias da Serra mais frios e o inverno bem mais próspero.
Grafico do Posto pluviométrico de Alcântaras-CE |
Segundo a Fundação Cearense de Metereologia - FUCEME, durante o mês de Fevereiro de 2011, choveu em Alcântaras o equivalente a 178,0 mm, sendo a maior chuva registrada hoje (27 de fevereiro) com precipitação de 32 milimetros.O bom inverno anima os agricultores que desde de cedo iniciaram o plantio de feijão, milho e mamona , sendo que alguns já colhem o que plantaram.
O alto volume de água acumulado no subsolo também já fez brotar pequenas fontes d'água que neste período dão origem a riachos e/ou brejos que cortam o municipio e revelam vários banhos e algumas cahoeiras, como é o caso da Bica do Norte, Grota do São Roberto, Bica do Jucá dentre outras que atraem visitantes e turistas a frequentarem a pequena cidade.
Com a regularidade das chuvas, a paisagem serrana ganha novas cores,sendo preenchida por um verde deslumbrante,acompahado que uma fascinante aquarela formada pelo desabrochar de flores na vegetação presente no alto das montanhas.
Até o fim desta edição a chuva deste domingo ainda não tinha cessado, ocorrendo agora bem mais calma, porém de forma contínua.A mesma teve inicio por volta da 15:00h.
Texto: Francisco Freire ( nci_freire@hotmail.com)
com informações da FUCEME