FALHA NA SEGURANÇA PÚBLICA
Durante a festa em comemoração aos 53 anos de emancipação política de Alcântaras percebeu-se uma grande falha na segurança pública municipal. Por conta disso a equipe editora do informativo o SERRANO foi procurada para noticiar o caso. As principais informações são das próprias vítimas.
Por volta das duas horas da manhã do dia 10.12.2010, durante a realização de um festa dançante ocorrida em praça pública, Roberto Alcântara Freire e sua esposa Ediane Silva Araújo Alcântara, residentes na Rua Lourenço Lopes, voltavam para casa caminhando pela Avenida Virgílio Fernandes quando de repente cinco delinqüentes surpreenderam o casal, anunciando um assalto, por meio de ameaças e coação verbal os cinco vagabundos que provavelmente eram menores de idade levaram das vítimas um celular e uma quantia em dinheiro
Este fato surpreendeu os alcantarenses, pois não é normal ocorrer este tipo de ação no município. Sobre este mesmo fato duas outras situações chamaram atenção:
1° - O local onde ocorreu o assalto, é hoje a principal Avenida da cidade e encontra-se sem iluminação e sem segurança alguma;
2°- A vítima Roberto Alcântara sentiu a necessidade de informar aos policiais militares, que são responsáveis pela segurança pública, tal fato, para que se tomassem alguma providência e que semelhante caso não acontecesse com outras pessoas, porém os PM’s desconsideram seu pedido. Ainda segundo a vítima, os policiais apenas pediram que ele registrasse o ocorrido na delegacia, e que o posto deles era ali encostado na viatura. Essa atitude da polícia foi, no mínimo, desrespeitosa para com as vítimas.
Durante a festa percebeu-se um grande número de confusões, principalmente na rua onde se encontram os bares centrais. Essas brigas poderiam ter sido evitadas se a polícia militar não tivesse estabelecido seu “posto”, e tivessem feito o policiamento corretamente.
Percebeu-se também, uma intensa passagem de motos e carros no meio da festa, se o evento era no meio da rua haveria então a necessidade de um isolamento, para uma maior segurança dos homens e mulheres que estavam curtindo o momento festivo.
Portanto, a conclusão que se tira disto, é a falta de preparação e organização dos responsáveis pela realização do evento. Para haver uma festa como aquela deveria haver uma preocupação em receber os visitantes na devida ordem garantindo a desejável segurança para todos, respeitando a dignidade humana.
Texto: Douglas Alcântara – fdouglas.a@hotmail.com