ÉTICA
O que é essencial e o que é secundário para o bom convívio social? O que leva a sociedade a diversas vezes inverter os valores e sentimentos?
Embora esses questionamentos demonstram ser mais vivos em nossa época, eles nasceram e desenvolveram juntamente com o homem, mas esse animal, que é racional começou a perceber a necessidade de “regras” que regulamentassem esse convívio.
Dentro do mundo de normas e regras, para termos um bom relacionamento entre nossos semelhantes e até mesmo entre o resto do mundo, destaca-se a ÉTICA.
A Filosofia é responsável pelo estudo da Ética, vários foram os homens que se ocuparam em entendê-la, objetivando á melhoria das relações humanas. As normas éticas revelam a melhor forma de o homem agir durante o seu relacionamento com a sociedade e em relação a si mesmo.
Nas palavras de Divaldo Franco, intelectual baiano, “a consciência ética é a conquista da iluminação, da lucidez intelecto moral, do dever solidário e humano”.
Para uma vida plena, é necessário recorrer à ética, á coragem para decifrar-se, a confiança da própria vida, ao amor como a maior manifestação do ser humano no grupo social, ao respeito por si e pelo outro e, principalmente, à verdade, estando acima de quaisquer interpretações, idéias ou opiniões.
Com o atual cenário político que vivemos, podemos perceber que o estudo e aplicação de normas éticas se fazem cada vez mais freqüente e necessário ao desenvolvimento do municio, estado e país.
TEXTO: Douglas Alcântara