PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

REFORMA DA PREVIDÊNCIA "AMEAÇA" ECONOMIA DOS PEQUENOS MUNICÍPIOS

15 julho, 2019


Comercio varejista depende do salário de aposentados para se manter
Responsáveis por girar a economia local, os aposentados chegam a movimentar por ano cerca de R$15 milhões em Alcântaras no lugar que aparece entre os 64% municípios do país onde a economia depende em grande parte do pagamento dos benefícios da Previdência Social.
Com a aprovação do texto base, no primeiro turno de votação na Câmara dos Deputados e que estabeleceu  regras mais duras para a aposentadoria para várias categorias, pelo menos 88% dos municípios brasileiros correm o risco de terem uma das principais fontes de renda afetadas com as mudanças na concessão de benefícios pagos pelos INSS.
Para  Bertoni Vasconcelos, os efeitos da mudança será sentido ao longo do tempo, sendo que as cidades do semi-árido serão as mais afetadas, devido sobretudo se produzir muito pouco, avalia o professor que há alguns anos estuda os impactos da transferência de renda  sobre a economia do município.
"Os impactos vão ser enormes, a médio e longo prazo, principalmente nas cidades onde não há ofertas de emprego". explica o pesquisador, ao avaliar "Isso tende a se agravar porque o peso dos aposentados no semi-árido é bastante alto, não pelo fato dos aposentados receberem dinheiro, mas porque a economia local produz muito pouco. Seus salários são sobrevida a economia dos pequenos municípios" destaca o mestrando em geografia ao referenciar o  livro: " Velhas secas em novos sertões", de autoria de Gustavo Maia Gomes,  que trata da economia sem produção.
Para Ana Paula Guilherme, os benefícios concedidos e ligados a áreas como Assistência Social e Saúde, serão os mais afetados pela reforma, principalmente aqueles pagos a pessoas com deficiência, casos de pensão por morte e os idosos em pobreza extrema. “ Apesar de ainda não estar em vigor, é lamentável a situação” conta a gestora da STDS ao enfatizar que os valores propostos pelo Governo, para a realidade do município, sequer darão para cobrir despesas com alimentação ou pagar um cuidador.
Post.Francisco Freire
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
 
Copyright © 2015. Blog Portal Jovem - Alcântaras-Ceará.
Design by Herdiansyah Hamzah. Published by Mais Template.
Creative Commons License