Estudantes de Meruoca frequentam as aulas do projeto ( Foro PMA) |
Criado no ano passado pela Prefeitura de Alcântaras, o Portas Abertas para o Enem tem universalizado o acesso gratuíto ao cursinho pré-vestibular desenvolvido pela Secretaria de Educação do município.
Neste ano, onde além de alcantarenses, também participaram das aulas estudantes de outras cidades, o PAE recebeu inscrições de 20 alunos de Meruoca, informou a SEDEB.
" Desde o ano passado alunos de municípios vizinhos nos procuraram, mas a gente sempre deu prioridade aos nossos alunos" destaca Charlyne Freire, ao enfatizar que o contato feito entre os prefeitos de Alcântaras e Meruoca, permitiu que fosse aberta a excessão já que houve uma queda na adesão dos pré-vestibulandos alcantarenses. "Para Meruoca abrimos 20 vagas, mas estão participando dez. Alcântaras está neste ano com a média de 30 alunos, ano passado era oitenta" explica a Secretária de Educação ao reforçar que as visitas e divulgação junto a Escola Francisco de Almeida Monte são frequentes. mas que o PAE em 2018 não está sendo participativo "Precisamos motivar mais e mais nossos jovens para a busca de qualificação nos estudos" concluiu.
Em 2017, o projeto que ofereceu mais de 200 vagas e resultou na aprovação de pelo menos seis jovens em vestibulares de universidades públicas, além de incentivar o ingresso na universidade via Prouni, que utiliza a nota do Enem.
Post.Francisco Freire