PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

CHUVAS DA PÓS ESTAÇÃO BANHAM ALCÂNTARAS

05 junho, 2018

  ONDAS DO LESTE SÃO OS PRINCIPAIS CAUSADORES DO FENÔMENO NO CEARÁ
Chuvas voltaram a banhara a cidade ( Arquivo BPJ)
No Ceará o período de junho à julho é considerado como pós-estação chuvosa.

Na região onde é comum que as precipitações se tornem mais espaçadas a partir do inicio do segundo semestre, as chuvas ainda tem banhado a faixa litorânea, serra da Ibiapaba, Centro Norte e o Sul do Estado. Conforme o monitoramento feito pela Funceme entre as 7hs da última segunda-feira (04) até as 14hs de hoje haveria chovido em cerca de  26 municípios do Estado.

Em Alcântaras onde as chuvas foram registradas no inicio da manhã, as temperaturas caíram e o céu ficou predominantemente nublado. O órgão climático explica ainda que devido o afastamento da Zona de Convegência Intertropical (ZCIT), que é o principal causador de chuvas no Ceará, as precipitações que ocorrem após o término de maio, sofrem influência dos ventos alísios que sopram do oceano em direção ao Nordeste brasileiro caracterizando os efeitos conhecidos como ondas do leste, que são as responsáveis pelas chuvas que ocorrem no segundo semestre.

Ainda no pequeno município serrano, a previsão do tempo elaborada pelo Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) indicam possibilidade de até 80% de ocorrência de chuvas entre quinta e sexta-feira quando a temperatura também deve ficar entre 17 e 28ºC. A previsão climática diária pode ser conferida no link.

Post.Francisco Freire
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
 
Copyright © 2015. Blog Portal Jovem - Alcântaras-Ceará.
Design by Herdiansyah Hamzah. Published by Mais Template.
Creative Commons License