PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

FESTIVAL: PREFEITURA ADOTOU PROCESSO DE 'CARONA' PARA CONTRATAÇÃO DE BANDAS

26 julho, 2017

CONTRATAÇÃO DE EMPRESA FOI VINCULADA A PREGÃO DO MUNICÍPIO DE CROATÁ
Processo de "Carona" dispensa realização de licitação ( Arquivo BPJ)
As atrações que deverão se apresentar no XX Festival de Quadrilhas de Alcântaras, foram contratadas através de um "processo licitatório" até então raramente praticado pela Prefeitura de Alcântaras, zona norte do Ceará.

A modalidade conhecida no meio jurídico como "Carona" se trata de uma Ata de Registros de Preços que possibilitam a adesão de outros órgãos participantes da licitação, ou mesmo daqueles que não participaram do certame.

No caso especifico de Alcântaras o processo foi utilizado para a contratação da empresa E.C PRODUÇÕES LTDA ME,  responsável pelas atrações Guilherme Dantas e Banda, Banda Forró Real, Laninho e Banda, Banda Libanos e Banda Lagosta Bronzeada anunciadas como atrações do evento junino este ano que deve ocorrer durante os dias 28 e 29 deste mês.

De acordo com publicação da Secretaria de Cultura Esporte, Lazer e Juventude de Alcântaras a contratação se processou mediante Adesão à Ata de Registro de Preço nº 2803.01/2017, vinculada ao Pregão Presencial nº 2803.01/2017 promovido pela Secretaria de Educação, Cultura e Esportes do Município de Croatá / CE orçado em R$ 424 mil visando a futura e eventual contratação de serviços de infraestrutura, equipamentos e serviços, atrações musicais e serviços de produção e organização para a realização de eventos do município de Croatá-CE realizado em março deste ano pela secretaria de Educação Cultura e Esportes daquele município.


Apesar de permitido por meio do decreto  3.931/2001. para alguns juristas (que estudam o assunto) a prática da “carona” é inválida, uma vez que frustra o princípio da obrigatoriedade da licitação, configurando dispensa de licitação sem previsão legislativa com defende o professor de Direito da Universidade Federal do Paraná, Marçal Justen Filho. 

No Ceará a mesma prática já foi discorrida pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) que chegou a publicar em seu portal um artigo sobre o assunto que mesmo gerando polêmica e dividindo opiniões já é praticado por várias prefeituras cearenses  como a de Cedro, Piquet Carneiro, Pacajús, e até o Governo do Estado  que já fazem uso da  modalidade de contratação. Em Alcântaras o valor total da contratação dos serviços não foi divulgado no site oficial da Prefeitura e no Portal das Licitações dos municípios do Estado do Ceará, porém a SECULT já haveria pago um valor de R$ 20 mil a referida empresa em forma de adiantamento contratual.

Post.Francisco Freire 
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
 
Copyright © 2015. Blog Portal Jovem - Alcântaras-Ceará.
Design by Herdiansyah Hamzah. Published by Mais Template.
Creative Commons License