PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

sexta-feira, 2 de junho de 2017

REGIONAL: ÍNDIOS TERIAM ESCAVADO GRUTA DE UBAJARA

     LOCAL SERIA RICO EM MINÉRIO DE PRATA RELATA ESTUDOS 
Festas religiosas na década de 60 ( foto reprodução)
Local fascinante e protegido por lei, a Gruta de Ubajara abriga riquezas de um paraíso pouco explorado, mas muito conhecido por turistas e vistantes de todo o Brasil.

A gruta que fica situada a uma depressão de 535 metros em relação a plataforma superior do teleférico é a principal atração do Parque Nacional de Ubajara que além de parte do município serrano se estende para os territórios de Tianguá e Frecheirinha.Perto dali, no sopé da Serra da Ibiapaba, fica o Distrito de Araticum, onde segundo escritos do Pe. Sadoc teria sido habitado por índios que por alguns anos a mando de um grande dono de Fazenda teriam escavado a serra em busca de prata, dando origem supostamente a gruta de Ubajara.

Apesar dos relatos e das citações na literatura, o historiador Bertoni Vasconcelos esclarece que para muitos pesquisadores a  gruta teria se formado a partir de processos endógenos ao longo de milhares de anos, mas que foi palco de festas religiosas no século XX  quando duravam até três dias as adorações em homenagem a Nossa Senhora de Lourdes até hoje encravada em uma rocha na entrada da gruta.

Post. Francisco Freire

Nenhum comentário: