PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

MAIO: NÍVEL DE AÇUDE SUPERA OS 80% NA SERRA DA MERUOCA

18 maio, 2016

 AÇUDE JENIPAPO APRESENTA A MAIOR COTA D'ÁGUA DESDE FEVEREIRO DE 2014
Apesar caminhar para o quinto ano consecutivo de chuvas abaixo da média no Ceará em virtude da estiagem que castiga o Estado desde 2012 a quadra invernosa até o momento tem socorrido muitos reservatórios que voltaram a registrar bons e significativos volumes de represamento neste primeiro semestre.
 Na Serra da Meruoca, por conta das grandes e frequentes chuvas que banharam a região o Açude Jenipapo teve espelho d'água aumentado e já tem uma cota de mais de 80% de sua capacidade total. Os dados são do Portal Hidrológico do Ceará e demonstram que o reservatório é o primeiro da Bacia do Acaraú com maior acumulado em 2016. Atras deste está o Acaraú Mirim em Massapê (com 57,63%) e o Açude São Vicente em Santana do Acaraú com um percentual de pouco mais dos 54% de sua capacidade total. Outros 11 açudes estão com cota abaixo dos 20% ou com volume morto conforme o acompanhamento feito pela COGERH na mesma bacia.
Com o aumento do nível de água do Jenipapo a expectativa é que o abastecimento de água para moradores de Alcântaras e Meruoca seja garantido por pelo menos mais 36 meses em média, considerando que há um ano atrás com menos da metade do seu volume o reservatório apresentaria condições regulares de abastecimento para os dois municipios serranos até o fim de 2017. Apesar da estimativa a alocação do reservatório somente deve ser feita no inicio do próximo semestre quando deve ser divulgado a simulação para os próximos meses.

Post.Francisco Freire
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
 
Copyright © 2015. Blog Portal Jovem - Alcântaras-Ceará.
Design by Herdiansyah Hamzah. Published by Mais Template.
Creative Commons License