PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

DEGRADAÇÃO AMBIENTAL EM ALCANTARAS

22 abril, 2015

EXPLORAÇÃO TURÍSTICA EM MASSA PREOCUPA AMBIENTALISTAS
A exploração turística descontrolada em alguns banhos da Serra da Meruoca já preocupam ambientalistas que atuam na região. 
Depois de ser facilitado o acesso a famosos banhos, até então inexploráveis como a Cachoeira dos Picos, zona rural de Alcântaras, os primeiros registros de degradação ambiental em nascentes começam a ser identificados. Na referida localidade, após a abertura de uma estrada, a retirada indiscriminada de espécies nativas como orquídeas, bromélias, pau d’árco e outras árvores ornamentais/arbóreas que compunham a flora da região começam a sofrer a intervenção do homem. Na mesma região acumulo de lixo como garrafas pet, copos destacáveis dentre outros é uma cena comum, como também já identificado na Grota, localizada no Sitio São Roberto e na Bica do Pinga, onde parte das margens do Riacho Santana encontra-se em estado de assoreamento devido a retirada de mata ciliar para o cultivo de capim, bananeiral e hortaliças. 
De acordo com o icmBIO responsável pelo gerenciamento da APA da Meruoca a maioria das intervenções só pode acontece com licença ambiental expedida pelo IBAMA, e nos casos dos Riachos  num perímetro de 30 metros de afastamento das margens. A situação que vem sendo catalogada pelo COMDEMA e SEDAMA vai compor o Diagnóstico Ambiental do Munícípio que no futuro deverá dar suporte a elaboração de projetos de recuperação destes locais, bem como a ordenação do turismo e exploração ecológica na região.

Post.Francisco Freire
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
 
Copyright © 2015. Blog Portal Jovem - Alcântaras-Ceará.
Design by Herdiansyah Hamzah. Published by Mais Template.
Creative Commons License