PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

IMAGEM DA SEMANA

20 janeiro, 2014

CATAVENTOS EM ALCÂNTARAS
Na atualidade os investimentos em fontes renováveis de energia estão mudando e influenciando economias de todo o planeta. Difícil se pensar que muitas práticas e antigas tecnologias utilizadas no passado, voltassem a fazer parte do cotidiano de muitas pessoas em várias regiões do mundo. 
Na pequena cidade serrana de Alcântaras no Ceará, por muitas décadas as primeiras formas de captação de água em poços tubulares era feito utilizando a energia eólica. Em muitas escolas até o final da década de 90 cataventos eram os responsáveis pelo bombeamento de água nestas fontes. Com passar do tempo, os cataventos que foram substituídos por bombas elétricas começaram a desaparecer na sede e zona rural da pequena cidade. Os casos mais visíveis da utilização do equipamento acontecia na Rua Joaquim Caetano, em dois chafarizes públicos (hoje desativados), no Sitio Norte e Sitio Prata  o bombeamento também era feito pelos cataventos, que com o tempo foram desaparecendo do cenário municipal, restando hoje apenas um, que serve apenas para indicar a direção e velocidade do vento no Sitio Prata. 

No Ceará, investimentos em fontes renováveis começaram a aparecer na última década, quando  torres eólicas começam a ser montados na faixa litorânea do Estado, além de haver projetos de implantação de um parque eólico na Serra da Ibiapaba e a recente criação de uma usina solar em Tauá, todos projetos que utilizam como base para a geração de energia fenômenos climáticos como ventos e incidência solar.

Post.F.F.C.Filho
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
 
Copyright © 2015. Blog Portal Jovem - Alcântaras-Ceará.
Design by Herdiansyah Hamzah. Published by Mais Template.
Creative Commons License