PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

ALCANTARAS: JOÃO CAPISTRANO NÃO FOI ENTERRADO NA MATRIZ

12 dezembro, 2013

 ESCRITOR DE PÁTRIA DOADA DESCARTA A HIPÓTESE

Prestes a lançar o primeiro livro sobre a história evolutiva de Alcântaras no Ceará, o escritor Juvenal Ferreira de Sousa descarta a hipótese de que o Benfeitor da pequena cidade serrana tenha sido enterrado na Igreja Matriz.

Sr. Ferreirinha, como é conhecido popularmente na cidade hoje como pouco mais de 11mil habitantes, relatou a redação do Portal Jovem que durante 36 anos realizou uma pesquisa e colhimento de dados históricos sobre os mais variados aspectos da pequena cidade desde sua fundação até  os dias atuais. Segundo este, cujo será o primeiro autor a publicar uma obra sobre Alcântaras, João Capistrano de Alcântaras não teria sido enterrado em solo alcantarense, pois conforme seu levantamento o jovem espanhou haveria falecido supostamente de ataque cardíaco nas mediações do riacho Curyaçu na Palma ( atual Coreaú). Juvenal afirmou ainda que seu livro discorre sobre a evolução política alcantarense e demonstra que apesar de serem os precurssores do desenvolvimento municipal, os Alcântara cederam com o tempo a empreitada política par a família Freire, que fez história neste mais de cento e dezessete anos de existência do antigo povoado São José dos Alcântara e mesclou diversas genealogias em solo serrano. Ainda segundo estes os munícipes que hoje levam o sobrenome Alcântara, na verdade deveriam utilizarem de Alcântara, conforme herdado dos emigrantes espanhóis que aqui chegaram já nos cem últimos anos do século XX.

O autor de Pátria Doada, além de Professor, exerceu em Alcântaras as funções de "Delegado" e vereador, sendo atualmente uma das figuras culturais mais respeitadas e conceituadas em Alcântaras.

Post.Francisco Freire
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
 
Copyright © 2015. Blog Portal Jovem - Alcântaras-Ceará.
Design by Herdiansyah Hamzah. Published by Mais Template.
Creative Commons License