PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

IMAGEM DA SEMANA

11 novembro, 2013

BROCAS EM ALCANTARAS
Com a proximidade da quadra chuvosa de 2014, agricultores do pequeno município de Alcântaras já realizam os trabalhos de derrubada e queima de mata durante o trabalho braçal conhecido popularmente como “broca”.

 Na cidade onde a agricultura de subsistência ainda ocupa um significativo percentual no gráfico indicador de renda segundo o censo 2010 do IBGE a pratica rudimentar tem feito com que os índices de desmatamento seguido de queimadas aumentem na região da Serra da Meruoca. Os focos de  queimadas monitorados pela Fuceme e pelo Inpe demonstram que a pratica ainda é frequente em Alcântaras. A situação decorre porquê mesmo apesar de está situado em uma Área de Proteção Ambiental – APA a fiscalização na região é inferior a demanda de denuncias e derrubada de mata que concentram-se sobretudo no periodo compreendido entre julho a dezembro. 

A APA da Meruoca cujo deveria ser gerenciada pelo IcmBIO – Instituto Chico Mendes de Biologia foi criada através de Lei Federal no ano de 2008, entretanto cinco anos passados da transformação da região em Unidade de Conservação -UC pouca coisa foi feita, sobretudo pela falta de um Conselho Gestor e pela constante omissão dos Conselhos Municipais de Defesa do Meio Ambiente - COMDEMAS. Enquanto nada é feito pelos órgãos ambientais competentes, o cenário da Serra tida como um oásis em meio ao Sertão vai aos poucos transformando-se em cinza, o que tem ameaçado severamente o ecossistema, a fauna e flora local. 

Segundo ONGs da região a alternativa para diminuir os índices de degradação estaria pautado na adesão e cultivo de multiculturas por meio da implantação dos sistemas agroflorestais cujo já ocorre na comunidade do Sitio Santo Elias em Meruoca desde de 2006 e tem apresentado bons resultados no que refere-se a preservação ambiental, geração de renda e ecoturismo.

Post. F.F.C.Filho
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
 
Copyright © 2015. Blog Portal Jovem - Alcântaras-Ceará.
Design by Herdiansyah Hamzah. Published by Mais Template.
Creative Commons License