PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

APÓS CUBA "ROMPER" COM BRASIL, PSF DE ALCÂNTARAS PERDE MÉDICO

17 novembro, 2018

Médica trabalha no PSF do Bairro Caldeirão ( Foto Freire Filho)
Os efeitos do rompimento de cooperação no Programa Mais Médico com o Brasil, anunciado pelo Governo Cubano na última quarta-feira (14) deverá impactar na carência de cerca de 8.556 médicos em todo o Brasil que deverão deixar municípios brasileiros após o Ministério da Saúde de Cuba decidir sair do programa social criado em 2013 pelo Governo Dilma.

 No Ceará onde 182 cidades contaram em média com 500 profissionais cubanos durante estes cinco anos de existência do programa, na cidade de Alcântaras a decisão vai impactar diretamente no funcionamento do Posto Shigueo Nakamura, onde estava lotada a cubana Dr. Marleides Prietro Garcia. 


Procurada, a Secretaria de Saúde do Município informou que o Ministério da Saúde está tomando as providências e que a outra médica do Programa, Dra. Kelly permanece atendendo em Carmolândia." Todos lamentamos a saída dos médicos cubanos. Eles residem no município, têm compromisso e dão assistência à população" destacou Elizete Guimarães ao frisar que a médica estrangeira que residia na cidade desde janeiro de 2017 estaria de férias.
 Em nota a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) responsável por intermediar a cooperação entre ambos os países disse que decisão de Cuba levou em consideração as declarações feitas pelo presidente eleito Jair Bolsonaro e que não foi informada quando os médicos do país deverão deixar o Brasil. Por mensagem a médica cubana, disse a reportagem que não voltará ao Brasil e ao município serrano, e que lamenta o ocorrido. “Boa noite! tristemente não retorno por causa disso [suspensão da cooperação]” escreveu Dra. Marleides.

Post.Francisco Freire
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
 
Copyright © 2015. Blog Portal Jovem - Alcântaras-Ceará.
Design by Herdiansyah Hamzah. Published by Mais Template.
Creative Commons License