PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

JENIPAPO ESTÁ ENTRE OS 59 AÇUDES COM MELHOR RESERVA NO CEARÁ

21 outubro, 2018

Açude tem uma das melhores reserva da zona norte ( Arquivo BPJ)

Restando menos de 90 dias para o fim do ano, o cenário hídrico em muitos municípios cearenses começa a preocupar, isso porquê 61,9% de todos os açudes monitorados pela COGERH estão com menos da metade de sua capacidade total.

De acordo com a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos, atualmente o aporte hídrico do Estado é de apenas 12.7% e quase cem reservatórios tem volume inferior aos 30% De toda as doze bacias quem compõe o mapa hídrico cearense, a menor reserva está no Sertão de Crateús, onde apenas os açudes Colina em Quiterianópolis e o Sucesso em Tamboril tem cota acima dos 60%. Do outro lado, a Bacia do Coreaú apresenta a melhor reserva cearense, com 72,06% de seu volume. 

Nesta faixa, onde estão concentrados 10 açudes, espalhados em sete municípios, apenas o Premuoca, localizado em Uruoca, tem menos de 40% de sua reserva, enquanto o Tucumduba, em Senador Sá perdeu apenas 20% de seu volume desde sua última sangria. Na Serra da Meruoca, o Jenipapo que é responsável por atender uma população de quase 10 mil pessoas lidera com 94.14% de sua capacidade total. Dentro da Bacia Hidrográfica do Acaraú, o açude é também o com melhor reserva da zona norte, situação bem diferente de outros 33 municípios que podem terminar o ano com situação de emergência declarada por conta da estiagem

Post.Francisco Freire

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
 
Copyright © 2015. Blog Portal Jovem - Alcântaras-Ceará.
Design by Herdiansyah Hamzah. Published by Mais Template.
Creative Commons License