PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

MUNICIPAL: 600 ANÁLISES DE ÁGUA FORAM REALIZADAS PELA CAGECE EM 2017

19 setembro, 2018

Estação de Tratamento da Cagece em Alcântaras ( Foto: arquivo BPJ)

Com uma malha de mais de 14.018 metros de rede que compõe o sistema de abastecimento de água  e um índice de cobertura de 99,54% na sede do município, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará, realizou um total de 600 análises da água distribuída aos moradores de Alcântaras durante todo o ano de 2017. 


Os dados foram listados no Relatório Anual para Informação ao Consumidor divulgados no dia 15 de março de 2018 e citam ainda que em geral foram trinta amostras colhidas por mês  visando a analise de presença de bactérias como Escherichia Coli, Coliforme Totais, e ainda Cloro Residual Livre  e os aspectos relativos a Cor e Turbidez.

 Ainda de acordo com a Cagece o manancial que abastece a cidade continua a ser o Açude Jenipapo, e após o tratamento a água é armazenada em três reservatórios com capacidade total de 644m³, sendo que a ETA opera com uma vazão média da ordem de 30 mil litros/hora de água potável conforme exigido pelo Ministério da Saúde. Com 120 amostras coletadas no periodo de janeiro a dezembro do ano passado, a Companhia esclareceu ainda que a qualidade da água é verificada semanalmente com amostras coletadas em pontos estratégicos, representativos e de interesse sanitário ao longo de toda a sua extensão e analise laboratoriais periódicas são realizadas para assegurar a manutenção dos padrões de potabilidade;

Em Alcântaras a responsabilidade pela Vigilância da Qualidade da Água é feita pela Secretaria Municipal de Saúde,  através do Serviço de Vigilância Sanitária. Por mensagem do Departamento informou que  mensalmente é feito o acompanhamento da qualidade de água distribuída " Toda quarta semana de cada mês é feito. São cinco coletas de cavaletes da Cagece" destaca Charlyê Sintônio, ao dizer que os laudos sempre apresentaram resultados dentro da normalidade. Os resultados da analise da qualidade da água distribuída pela Cagece também podem ser conferidas nas faturas de consumo.

Post.Francisco Freire
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
 
Copyright © 2015. Blog Portal Jovem - Alcântaras-Ceará.
Design by Herdiansyah Hamzah. Published by Mais Template.
Creative Commons License