PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

NOVE CIDADES DO CEARÁ JÁ REGISTRARAM TREMORES EM 2018

28 julho, 2018

DE JANEIRO A JULHO MORADORES DE ALCÂNTARAS RELATARAM TRÊS EVENTOS 
Antiga matriz foi demolida após tremores de 2008 ( Arquivo BPJ)
Comuns na Serra da Meruoca na última década, os abalos sísmicos se tornaram rotina na região onde está localizada a falha geológica demonimada ‘Riacho Fundo’. 

Em Alcântaras onde três tremores já foram sentidos em superfície nestes sete primeiros meses do ano, o último ocorrido na noite da segunda-feira, teve magnitude de 1.7mR, informou a Universidade Federal do Rio Grande do Norte que também neste ano já catalogou atividade semelhante nas cidades de Paramoti, Mombaça, Cascavel, Palhano, Irauçuba, Santana do Acaraú, Brejo Santo e Palmácia. Em todos estes municípios os abalos tiveram magnitude entre 1.5 à 2.8mR e foram identificados pelas estações sismográficas instaladas no Ceará e que são monitoradas pela Rede Brasileira de Sismologia. Em Alcântaras onde os eventos no passado chegaram a causar danos, um tremor na escala de 4.2 graus balançou a região e foi sentido em Fortaleza.


De acordo com o Laborátório de Sismologia da UFRN A atividade sísmica na Serra da Meruoca, no limite dos municípios de Meruoca, Sobral e Alcântaras vem ocorrendo desde 2008, com períodos de maior ou menor intensidade, mas sempre presente e que  é impossível prever como a atividade sísmica na região vai evoluir.

A fenda que corta o Granito Meruoca há alguns anos tem sido tema de estudos por pesquisadores da área, como feito pela Ms. Ana Catarina (UnB) que destacou em sua dissertação de Mestrado que a falha situa à borda norte do vale do rio Boqueirão e que tem atividade antiga.

Redação Online

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
 
Copyright © 2015. Blog Portal Jovem - Alcântaras-Ceará.
Design by Herdiansyah Hamzah. Published by Mais Template.
Creative Commons License