PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

BAIXO LIRAa MANTEM ALCÂNTARAS FORA DE RISCO

16 junho, 2018

QUASE 20 CIDADES DO CEARÁ TEM RISCO DE SURTO DE ARBOVIROSES
Quarto ciclo de visitas de 2018 tem inicio na próxima semana ( Arquivo BPJ)
Causadas pelos chamados arbovirus, doenças que  tem como vetor do Aedes Aegypti se mantém com baixos índices de confirmação em Alcântaras o que com base no último Levantamento Rápido de Índice de Infestação(LIRAa) deixa a cidade fora de um novo surto de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya, situação diferente de pelo menos outras vinte cidades do Estado onde o índice já supera os 4%.

Em todo o Ceará onde conforme listado no último  boletim epidemiológico já haveriam sido confirmados mais de 2.400 casos no somatório para as três doenças, o risco de surto engloba 10,3% de todos os 184 municípios. Na  cidade serrana onde em maio passado o LIRAa abrangeu um total de 234 imóveis, o resultado ficou abaixo de 0,5, o que é considerado baixíssimo pelas autoridades de saúde. 

Com nenhum caso confirmado até o momento nestes cinco primeiros meses de 2018, para os alcantarenses a realidade hoje é bastante confortável destaca Eduardo Alcântaras ao lembrar que após o cenário vivido em 2015 o município conseguiu 'zerar' o número de confirmações.

"O cenário é bem positivo para todos nós que fazemos a endemias, a gente teve uma queda muito grande de casos confirmados de quase 100%", destacou o coordenador de endemias  ao  citar ainda que nos últimos três anos houve redução até do volume de notificações de arborizares e que dentro das estratégias levadas em consideração está o período médio de 45 dias entre um ciclo e outro.Com menor intervalo de tempo entre uma visita e outra aos imóveis da sede e zona rural  a cidade deve iniciar o 4ª ciclo próxima semana.

Post. Francisco Freir
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
 
Copyright © 2015. Blog Portal Jovem - Alcântaras-Ceará.
Design by Herdiansyah Hamzah. Published by Mais Template.
Creative Commons License