PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

MORTE DE ÍCONE RELIGIOSO É RELEMBRADA NA SERRA DA MERUOCA

13 março, 2018

TRIDUO FOI REALIZADO NAS PARÓQUIAS DE ALCANTARAS E MERUOCA
Monsenhor Furtado (Foto reprpodução)
O último final de semana foi de homenagens e muita oração em toda a Serra da Meruoca. Na região onde por décadas um famoso e influente sacerdote desempenhou com dedicação o trabalho de evangelização, um tríduo em referência as duas primeiras décadas de vida eterna de Monsehor Furtado ocorreu no período de 09 à 11 de março nas paróquias de Alcântaras e Meruoca, quando pelo menos três missas foram celebradas.

Um pouco de história
Natural de Viçosa do Ceará, na região da Ibiapaba, nascido em 19 de setembro de 1916 Pe. José Furtado de Cavalcanti, como era conhecido popularmente, dedicou cinquenta anos de seu sacerdócio à Paróquia de Meruoca, onde permaneceu do ano de 25 de janeiro de 1948 até o dia do seu falecimento ocorrido em 11 de março de 1988.

A frente da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição(antes vinculada a área pastoral de Alcântaras) dentre outros feitos em seu pastoreio o sacerdote construiu açudes, hortas, realizou plantios de árvores frutíferas, roçados comunitário, fundou associações e também foi o grande responsável por mutirões que resultaram na construção de casas, cacimbões, as estradas de Ventura, Maria, Baixa Grade e de Boqueirão à Sobral sendo mais ais tarde agraciado pela Santa Sé com o título de Monsenhor em função do reconhecimento de seu trabalho e méritos obtidos.

Para um historiador alcantarense, o maior legado do líder religiosos em solo alcantarense foi a criação da  Arquiconfraria de N. Senhora do Perpetuo Socorro. " Sua importância se dá pelo zelo que as mulheres tinham pela então capela" cita Bertoni Vasconcelos ao destacar que inúmeros registros de reuniões com as "zeladoras", a mobilização para a arrecadação de doações para a manutenção do templo, além do cuidados com a educação e ensinamentos repassado pelo Monsenhor que orientava com amor ao próximo.

Redação Online



Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
 
Copyright © 2015. Blog Portal Jovem - Alcântaras-Ceará.
Design by Herdiansyah Hamzah. Published by Mais Template.
Creative Commons License