PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

EXTRAÇÃO DE GRANITO ENTRA EM DECLÍNIO NA SERRA

14 março, 2018

 SEM VALOR DE MERCADO PEDREIRAS EM ALCÂNTARAS FORAM ABANDONADAS
Talhado chegou a ter testes feitos visando a extração (Foto: Edilson Angelo)
Um estudo preliminar realizado por um grupos de estudantes da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) identificou in loco  que várias pedreiras foram desativadas na Serra da Meruoca, zona norte do Ceará.

As visitas que ocorreram no inicio deste mês e percorreram os municípios de Alcântaras e Meruoca, quando analises botânicas e geológicas também foram realizadas por um grupo de doze estudantes e pelos professores Évora Marizia e Ernane Cortez respectivamente. 

Em Alcântaras onde o granito é exaltado em um estrofe do do hino municipal  além de pedreira no Sitio Machados, a extração de granito ocorreu entre os anos de 1990 a 2000 nas localidades de Santana e Ventura e até paredões de rocha de um famoso ponto turístico chegaram a ter estudo realizado para entrar na rota das mineradoras que modificaram a paisagem da serra. " Importância econômica para o município não teve, embora houvesse uma pequena oferta de emprego temporário. O impacto mesmo foi a degradação ambiental e descaraterização da paisagem" destaca Bertoni Vasconcelos que participou da visita.

O mestrando ainda cita que blocos de rocha são avistados espalhados em toda a serra "Quando um bloco de granito despencava dos caminhões, eles eram descartados, pois a logística para recolher o material sairia muito caro para a empresa" frisa o estudante ao citar ainda que as mineradoras não tinham respeito as leis ambientais e que até o mesmo o mirante do Talhado foi submetido a testes para avaliar a qualidade do granito, que para os padrões europeus não era viável devido sua coloração escura.

Com base no cenário do encontrado em encostas e topos de montanhas os pesquisadores defendem que um dos principais motivos para o abandono estaria associado a desvalorização do granito rosa frente a utilização do quartzito que não é encontrado nesta região e que hoje é o foco do mercado europeu.

Post. Francisco Freire


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
 
Copyright © 2015. Blog Portal Jovem - Alcântaras-Ceará.
Design by Herdiansyah Hamzah. Published by Mais Template.
Creative Commons License