PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

"O MEDO É O INIMIGO DA CURA CONTRA O CÂNCER"..

17 outubro, 2017

FILHAS DE ALCANTARENSES RELATAM IMPORTÂNCIA DO DIAGNOSTICO PRECOCE 
Maria de Lourdes foi uma das homenageadas pela campanha (Foto Rep)
O mês de outubro tem sido de conscientização e de apoio a campanha de diagnóstico e enfrentamento ao câncer de mama em Alcântaras.

Na cidade que “se vestiu de rosa” para abraçar a causa considerada a segunda maior causa de morte de mulheres nas Américas, a última missa foi em homenagens às mulheres que morreram e às pacientes em tratamento que lutam para vencer a doença. 

Para Karatina Jess, um bom humor, a paz de espírito, uma vida saudável, equilíbrio emocional e a avaliação médica periódica é a base para evitar tal sofrimento, destacou a jovem que por três anos acompanhou o sofrimento da mãe na luta contra a doença. 

Passamos três anos em luta contra o câncer de mama com minha mãe. Primeiro a mastectomia completa, depois muitas seções de quimio e de muita radioterapia. Após todo esse tempo pela luta do corpo, temos a certeza que a alma é que estava sendo curada...” desabafou a jovem que perdeu a mãe citando que devido o medo que ela [mãe] tinha do que poderia acontecer o que a levou procurar ajuda médica tardiamente, quando os incômodos já não eram mais possíveis de cura.

Outra órfão, que perdeu a genitora ainda na adolescência, compartilha o pensamento que a desinformação e o medo de diagnosticar os primeiros sintomas favorecem para que o câncer atinga rápidas proporções em um curto espaço de tempo e que as mulheres busquem ajuda apenas quando não há como esconder o sofrimento.

" Acredito que perdi minha mãe cedo demais. Lembro que ela tinha medo de falar sobre o que sentia, tinha medo de nos deixar ... o que infelizmente acabou acontecendo bem mais rápido do que se ela tivesse buscado ajuda médica logo no início" relata Ivana Costa que viu aos poucos perder a mãe para a doença.

Em entrevista ao Portal Jovem, as duas alcantarenses emocionadas expressaram abertamente o apoio a luta contra o câncer de mama e estão entre tantas outras jovens na cidade que fizeram da triste experiência mensagens de incentivo a prevenção , que segundo elas continua a ser o melhor remédio e que a família deve ser a base para isso.

"O medo é o inimigo da cura contra o câncer"; "O diagnóstico precoce pode ser sim a solução e a cura..”  destacaram Ivana e Katarina com a voz trêmula e os olhos cheios de lágrimas ao falarem do que viveram junto das mães.

Post.Francisco Freire


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
 
Copyright © 2015. Blog Portal Jovem - Alcântaras-Ceará.
Design by Herdiansyah Hamzah. Published by Mais Template.
Creative Commons License