PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

VENTOS PODEM CHEGAR À 60 KM NO CEARÁ

27 julho, 2017

 EVENTO É CAUSADO POR  SISTEMA DE ALTA PRESSÃO E REDUÇÃO DA NEBULOSIDADE 
  No segundo semestre podem atingir os 60km/hora (Foto reprodução)
Em grande parte da faixa litorânea e em cidades próximas ao litoral do Ceará o aumento na velocidade dos ventos já tem sido percebida por moradores de várias cidade, como relatado pelo Portal Jovem em matéria veiculada no inicio deste mês.

No estado de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos a temporada de ventos fortes no litoral tem auge nos meses de agosto e setembro e podem atingir até 16 km/hora neste período.

 Em Fortaleza, por exemplo, segundo o mesmo órgão o aumento de velocidade teve elevação de 2,5 km/hora entre os meses de junho e tendem a variam de  14km/h a 16,3km/h no próximo bimestre, podendo todo o litoral do Ceará registrar rajadas de vento de até 60km/h.Com fatores que contribuem para a elevação das corrente de ar que atingem o Estado estão os sistemas de alta pressão que sopram do mar para a região nordeste e redução da nebulosidade, explica a Funceme.

Risco
Se de um lado o aumento das brisas litorâneas ocasionadas pelos ventos alísios favorecem a prática de esportes náuticos do outro estes também apresentam perigo para quem busca no mar um meio de fonte de renda como pescadores artesanais que ficam mais cautelosos ao navegar em pequenas embarcações na costa cearense , além das rajadas oferecem risco de queda de árvores e até destelhamento em alguns casos.

Em Alcântaras
Na pequena cidade serrana, distante há 285 km da capital, desde o inicio deste mês a velocidade dos ventos também sofreu alterações e tem deixado o clima da serra ainda mais frio durante a noite e em grande parte do dia. Conforme o monitoramento do Instituto climatempo para esta quinta-feira(27) a velocidade média dos ventos pode atingir os 16km/h e até o próximo Sábado(29 de julho) o INPE prevê que as temperaturas variem entre os 16º e 31ºC na cidade.

Redação Online
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
 
Copyright © 2015. Blog Portal Jovem - Alcântaras-Ceará.
Design by Herdiansyah Hamzah. Published by Mais Template.
Creative Commons License