PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

POMARES DE CAJU FLORESCEM PARA SAFRA DE 2017

22 julho, 2017

 PRODUTORES ESPERAM PRODUÇÃO RECORDE DE CASTANHA DE CAJU NO CEARÁ
Cajueiros estão floridos para esta safra ( foto Freire Filho)
Depois de cinco anos consecutivos de seca, a expectativa é que a safra de castanha de caju alcance um novo recorde de produção em 2017 em estados do Nordeste. Somente no Piauí a previsão do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é que sejam colhidos 27 mil toneladas de castanha de caju neste ano.

No Ceará, onde o florescimento da planta também tem animado os produtores, municípios da faixa litorânea e serranos também apostam em uma maior produção do fruto, que em anos anteriores chegou a ser importado pela industria nacional de países africanos. 

Em Pacajus onde está instalado um campo experimental da Embrapa  tem sido desenvolvido e executado trabalhos de pesquisa com cajueiro e outras matérias-primas tropicais em temas estratégicos, como o melhoramento genético de plantas, fertilidade dos solos, fisiologia vegetal, nutrição de plantas, manejo e práticas culturais, fitopatologia e entomologia.

Em todo o Estado onde a atividade recebe incentivo do Governo Federal e Governo do estado através da SDA e Ematerce no ano passado a produção compreendeu uma faixa de mais de 376 mil hectares  e chegou a mais de 30 mil toneladas movimentando cerca de R$103 milhões de dólares de acordo com a Companha Nacional de Abastecimento (CONAB). Em Alcântaras onde  a produção de castanha de caju também ocupa importância na economia local, pomares inteiros estão floridos e a expectativa é que a produção registre aumento nesta safra, considerando que o município saiu do mapa do monitor das secas no Ceará e eve a melhor pluviometria dos últimos cincos anos.

Post.Francisco Freire
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
 
Copyright © 2015. Blog Portal Jovem - Alcântaras-Ceará.
Design by Herdiansyah Hamzah. Published by Mais Template.
Creative Commons License