PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

NACIONAL :ANATEL PRETENDE BLOQUEAR CELULARES SEM CERTIFICAÇÃO

15 julho, 2017

IMEI DOS APARELHOS SERÁ UTILIZADO NO CRUZAMENTO DE INFORMAÇÕES
IMEI pode ser cruzado pelo próprio usuário ( Foto reprodução)
Ate o final deste ano milhares de brasileiros poderão ter seus celulares bloqueados. A medida faz parte de um trabalho desenvolvido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e vai atingir os aparelhos que não possuem certificação para funcionamento no pais, ou seja, aqueles cujo são piratas.

O objetivo é coibir a comercialização de aparelhos que não possuem  homologação, que sejam falsificados ou roubados. Para isso as empresas de telefonia deverão enviar aos usuários mensagem de texto (SMS) informando o bloqueio do dispositivo que poderá acontecer em até 75 dias após a notificação. Ainda de acordo com a Anatel a proposta prevê o desligamento apenas dos aparelhos que forem ativados após o inicio do envio de mensagens pelas operadoras para os assinantes informando que os celulares são irregulares. A agência explica ainda que que o número de aparelhos atingidos ainda não  é conhecido e que o desligamento não irá prejudicar os usuários de boa fé que adquiriam taIs aparelhos.

Para saber se o dispositivo é legal será realizado o cruzamento de da dos como base no reconhecimento do IMEI (Identidade Internacional de Equipamento Móvel), tarefa que também pode ser feita pelo próprio usuário que pode verificar se o seu aparelho é regular. Para conferir qual o número IMEI do aparelho basta digitar o código *#06# para exibi-lo na tela do terminal e comparar se o número IMEI que aparece na tela do celular é o mesmo que consta na caixa do equipamento e também na nota fiscal. Caso os números sejam diferentes é provável que o aparelho não seja regular, ressalta a Anatel,

O plano para que as mensagens começassem a ser enviadas aos usuários estava marcada para o próximo dia 30 de julho, porém as operadoras de telefonia pediram um adiamento do prazo e  a nova data de inicio da operação ainda não foi confirmada. No Brasil o número do IMEI já é utilizado para bloquear dispositivo em casos de roubo.

Redação Online
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
 
Copyright © 2015. Blog Portal Jovem - Alcântaras-Ceará.
Design by Herdiansyah Hamzah. Published by Mais Template.
Creative Commons License