PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

REGIONAL:CHUVAS DE MARÇO ELEVAM NÍVEL DO VÁRZEA DA VOLTA

03 abril, 2017

EM POUCO MAIS DE UM MÊS AÇUDE EM MORAÚJO RECUPEROU 50% DE SEU VOLUME
Açude Várzea da Volta ( Foto Freire Filho)
As chuvas de 2017 tem trazido esperança para moradores de vários municípios do interior do Ceará que acompanham com alegria a mudança de um cenário de seca para um inverno chuvoso em grande parte do Estado. Na porção noroeste, as precipitações contabilizadas até o momento já foram suficientes para fazerem  alguns açudes voltarem a sangrar depois de anos secos, como o Acaraú Mirim, em Massapê, além de outros pequenos reservatórios em Uruoca e Coreaú.

Em Moraújo, onde a situação não é diferente, além de já registrado forte correnteza do Rio Coreaú, o gigante e centenário Várzea da Volta começa a se recuperar depois de agonizar meses a seca que devastou toda sua vida aquícola.

De acordo com  o monitoramento da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará (COGERH)  o açude que até o final de fevereiro concentrava apenas 0,68 hm³, hoje já apresenta 45,87% de seu volume total. Na mesma bacia hidrográfica ( CBH Acaraú) também já tem quase metade de seu volume acumulado os açudes Angicos e Diamantino II; outros dois como o Martinópole e Diamante apresentam pouco mais de 30% de seus volumes, o Tucumduba 44% e o Itaúna já se encontra sangrando. Na Serra da Meruoca o Açude Pinga em Alcântaras não tem volume armazenado e o Jenipapo em Meruoca já tem volume em torno dos 80%.

Post.Francisco Freire 
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
 
Copyright © 2015. Blog Portal Jovem - Alcântaras-Ceará.
Design by Herdiansyah Hamzah. Published by Mais Template.
Creative Commons License