PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

sábado, 1 de abril de 2017

DIFERENTE DE 2015 BARRAGEM DO PINGA CONTINUA SEM ÁGUA

 RIACHO SANTANA AINDA NÃO 'REVIVEU' ÚNICO AÇUDE DE ALCÂNTARAS
Em 2015 chuvas conseguiram fazer açude pegar água ( Foto: Edilson Ângelo)
Com as  chuvas que banharam Alcântaras durante todo o mês de março, muitos moradores do pequeno município serrano despertaram a curiosidade em saber se a barragem do Pinga já começa a acumular água em 2017.

Apesar do volume chovido nesta cidade já haver superado a pluviometria de todo o inverno do ano passado, até esta data, o Açude Pinga permanece seco.

O provável motivo para esta realidade decorre do assoreamento de grande parte do Riacho Santana, que devido grandes bancos de areia tem impedido da água de fazer correnteza e desembocar na bacia do reservatório, que concentra no momento uma pequena poça d'água.

Outro fator apresentado pelos moradores se refere a construção de uma barragem para represar a água do Riacho Bom Jesus, que também é um dos afluentes do Açude Pinga. Sem recarga até o momento o cenário do açude que por 20 anos costumava sangrar durante a Semana Santa figura como um grande vale, porém preenchido apenas pelo verde da vegetação forrageira, situação bem diferente de janeiro de 2015.

Redação Online

Nenhum comentário: