PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

DIFERENTE DE 2015 BARRAGEM DO PINGA CONTINUA SEM ÁGUA

01 abril, 2017

 RIACHO SANTANA AINDA NÃO 'REVIVEU' ÚNICO AÇUDE DE ALCÂNTARAS
Em 2015 chuvas conseguiram fazer açude pegar água ( Foto: Edilson Ângelo)
Com as  chuvas que banharam Alcântaras durante todo o mês de março, muitos moradores do pequeno município serrano despertaram a curiosidade em saber se a barragem do Pinga já começa a acumular água em 2017.

Apesar do volume chovido nesta cidade já haver superado a pluviometria de todo o inverno do ano passado, até esta data, o Açude Pinga permanece seco.

O provável motivo para esta realidade decorre do assoreamento de grande parte do Riacho Santana, que devido grandes bancos de areia tem impedido da água de fazer correnteza e desembocar na bacia do reservatório, que concentra no momento uma pequena poça d'água.

Outro fator apresentado pelos moradores se refere a construção de uma barragem para represar a água do Riacho Bom Jesus, que também é um dos afluentes do Açude Pinga. Sem recarga até o momento o cenário do açude que por 20 anos costumava sangrar durante a Semana Santa figura como um grande vale, porém preenchido apenas pelo verde da vegetação forrageira, situação bem diferente de janeiro de 2015.

Redação Online
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
 
Copyright © 2015. Blog Portal Jovem - Alcântaras-Ceará.
Design by Herdiansyah Hamzah. Published by Mais Template.
Creative Commons License