PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

sexta-feira, 14 de abril de 2017

ALCÂNTARAS E TRADIÇÃO DA SEMANA SANTA

 PARTILHA E DOAÇÕES  DE ALIMENTOS MARCA A SEXTA-FEIRA DA PAIXÃO
Procissão do Senhor Morto ( Arquivo BPJ)
Com mais de 98% de sua população declarada católica, a cidade de Alcântaras tem celebrado ao longo da última semana momentos que antecedem o período pascal.

No município onde confissões, procissões, via crucis e celebração de missas  tem ocorrido desde o último domingo de Ramos na sede e na zona rural, a Sexta-Feira Santa tem sido marcada pela tradição cristã que envolve a doação e a partilha de alimentos entre familiares.

O gesto milenar, anteriormente muito comum em continente europeu, na região norte do Ceará, território onde Alcântaras está localizado teria sido influenciado pelos trabalhos missionários do Pe. Ibiapana, relatam os historiadores.

Outro aspecto histórico importante deste período na pequena cidade serrana é a paralisação do comércio, que em respeito à tradição costuma fechar a portas em grande parte do dia, cena que se repete poucas vezes ao ano.Pela tarde a partir das 15hs, ocorrerá na Igreja Matriz o rito de celebração da Paixão do Senhor seguido da procissão do Senhor Morto pelas principais ruas da cidade. Em Alcântaras a programação da Semana Santa segue até o próximo Domingo,16/04, e pode ser conferida na pagina oficial da Paróquia de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro.

Redação Online.

Nenhum comentário: