PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

ALCANTARAS: PORÇÃO NORTE É A MAIS ATINGIDA PELA SECA

 VEGETAÇÃO ACINZENTADA RELEVA DEFICIT HÍDRICO
Estrada vicinal que liga Rosapoles ao município de Sobral ( Foto Freire Filho)
Mesmo em região serrana, Alcântaras está entre os 129 municípios do Ceará com situação de emergência declarada e reconhecida pelo Estado em virtude da seca.
No lugar onde residem pouco mais de 11 mil habitantes a estiagem atingiu todas as regiões, com destaque para a porção norte do município onde além do baixo regime de chuvas característicos da área, o deficit hídrico é notório quando visualizado um horizonte onde o cinza predomina.
A reportagem do Portal Jovem que percorreu mais de 30km por meio de uma estrada vicinal que liga o Distrito de Rosapóles ao Bairro Renato Parente em Sobral, constatou que a falta de água é um problema constante em muitas residências e que os poucos riachos que cortam a região estão secos há anos.
Em território alcantarense, além da  comunidades como Boqueirão, Sitio São Luiz e Quandús o êxodo rural também atinge localidade bem próximas da sede, como o Sitio Maracajá que sem água figura entre muitos lugarejos alcantarenses onde onde casas abandonas se somam a dezenas de cajueiros mortos e um longo silêncio a espera do barulho da chuvas.

Post.Francisco Freire

Nenhum comentário: