PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

CEARÁ ENFRENTA A PIOR SECA DESDE 1910

 CICLO DE ESTIAGEM É O MAIS INTENSO REGISTRADO DOS ÚLTIMOS 106 ANOS
Reservatório seco em Alcântaras desde agosto de 2013
Com pouco mais de 9,5% de água disponível nos açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos(Cogerh) o Ceará atravessa o mais intenso ciclo de estiagem dos últimos 106 anos. 
Os dados fazem parte de uma levantamento feito pela Funceme e revelam que no último século em apenas dois momentos o Estado vivenciou cincos anos consecutivos de Seca, como explicou o meteorologista David Ferran em publicação no portal da Fundação, quando citou em em apenas duas ocasiões da série história de chuvas do Ceará observou-se cinco anos seguidos de estiagem, como registrado de 1979 a 1983 e de 2012 a 2016. 
O mesmo estudo apontou ainda que neste último intervalo o quadro tornou-se mais agravante devido a média pluviométrica anual, que foi de apenas 516mm, enquanto no caso anterior este valor foi 8,83% maior.
 Na tentativa de estimular o consumo racional de água entre os cearenses, o Governo do Estado lançou a campanha Todos pela Água e desenvolve ações para garantir a segurança hídrica nos 184 municípios unidade federativa.

Post.Francisco Freire

Nenhum comentário: