PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

REGIONAL: JENIPAPO TEM A MELHOR RESERVA NA BACIA DO ACARAU

05 agosto, 2016

 AÇUDE CHEGA EM AGOSTO COM 78,54% DE SUA CAPACIDADE TOTAL
Açude Jenipapo ( Imagem reprodução)
Apesar da longa estiagem que castiga o Ceará desde janeiro de 2012 e que tem dificultado severamente a oferta de água no Estado, moradores da Serra da Meruoca tem situação hídrica mais confortável que outras cidades da Zona Norte do Ceará. 
Com um acumulado de 2.75hm³ o Açude Jenipapo, em Meruoca, continua a ser o reservatório com maior quantidade percentual de represamento dentre os quinze que compõe a Bacia Hidrográfica do Acaraú.
Com um volume atual de 78,54% o açude é o principal responsável pelo abastecimento direto de quase 10 mil pessoas, que residem no perímetro urbano e algumas comunidades rurais dos municípios de Alcântaras e Meruoca.
Com a chegada do verão, o reservatório já apresentou uma pequena queda do acumulado, porém está com o maior nível para o período, no comparativo dos últimos dois anos. Na mesma região, também como cota acima dos 50% estão o Acaraú Mirim, em Massapê, e o  São Vicente no município de Santana do Acaraú, ambos com 52,15% e 50,37% de sua s capacidades. Ainda de acordo com o monitoramento da Cogerh o Araras, cujo tem mais de 100 anos e é o maior acude da região, teria no momento apenas, 4,58% de seu volume total, sendo este o menor valor dos últimos doze anos para o reservatório de Varjota.

Post.Francisco Freire
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
 
Copyright © 2015. Blog Portal Jovem - Alcântaras-Ceará.
Design by Herdiansyah Hamzah. Published by Mais Template.
Creative Commons License