PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

INVERNO: EXPERIÊNCIAS APONTAM PARA BOAS CHUVAS

24 agosto, 2016

  FLORAÇÃO DE PLANTAS NATIVAS SÃO TIDOS COMO SINAIS POSITIVOS
Pé de Barriguda ( Foto Edilson Angelo)
Mesmo distante do inicio da estação chuvosa no Ceará há quem já arrisque em dizer que o próximo inverno seja de boas e fartas chuvas no Estado.
A explicação apesar de empírica, tem suas razões, e neste caso está relacionada aos sinais do tempo e da própria natureza com as  manhãs nubladas logo ao amanhecer do dia e o estágio de floração de plantas nativas como a barriguda e a mangueira, cujo estão carregadas de flores nesta época do ano.
Para os mais experientes o nascer da lua cheia também pode indicar a tendência de boas chuvas e se esta fora acompanhada de 'uma barra' é porque o inverno será chuvoso. Do outro lado, a ciência também estuda a possibilidade de maiores chuvas na região, devido resfriamento das água do pacífico equatorial, porém neste segundo caso um prognóstico estatístico sobre o regime de chuvas para o Ceará, só deve ser divulgado na segunda quinzena de janeiro que vem. Enquanto os meses passam e a estação chuvosa se aproxima, o serrano busca encontrar no céu a esperança de dias melhores, com maior fartura no campo e na lavoura na expectativa de que o clico de cinco anos de seca no Ceará chegue ao fim.

Post.Francisco Freire
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
 
Copyright © 2015. Blog Portal Jovem - Alcântaras-Ceará.
Design by Herdiansyah Hamzah. Published by Mais Template.
Creative Commons License